Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Faturamento da indústria catarinense cai 6,2% em junho

Publicado em 07/08/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Queda nas encomendas das montadoras afetou o resultado da indústria de Santa Catarina - Plinio Bordin

foto: Queda nas encomendas das montadoras afetou o resultado da indústria de Santa Catarina - Plinio Bordin

A indústria de Santa Catarina teve faturamento 6,2% menor em junho, na comparação com o mesmo período de 2013.

A queda foi puxada, principalmente, pelo setor de autopeças, que sente o recuo nas encomendas pelas montadoras. Estes dados integram o levantamento Indicadores Industriais de SC, divulgado nesta quarta-feira (6) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Na comparação com o mês anterior, maio, a redução foi ainda maior, de 9,8%. Nesta base, além do setor de autopeças, as indústrias de vestuário tiveram acentuado recuo nas vendas, devido à ocorrência de temperaturas acima da média para o inverno. 

"A queda nas vendas, em associação com a pressão sobre os custos, como o forte reajuste na energia elétrica anunciado ontem, podem sinalizar uma reversão de tendências e a perspectiva de um segundo semestre difícil para o setor produtivo", afirma Glauco José Côrte,  presidente da FIESC, lembrando que outros indicadores igualmente apontam para a redução da atividade industrial.

Também tiveram redução em junho, na comparação com maio, os indicadores de horas trabalhadas na produção (-4,7%) e massa salarial real (-3,5%).

No acumulado do ano, os números ainda estão positivos, registrando altas de 0,6% para as vendas, de 1,5% para as horas trabalhadas na produção e de 4% para a massa salarial real. A utilização da capacidade instalada tem variação de 0,1 ponto percentual, para 83,6%. Este desempenho se sustenta pelos segmentos de bebidas, que tem alta de 7% nas vendas, de madeira (+6,2%) e alimentar (+6%).

Produção 

O IBGE também divulgou nesta quarta-feira (06) os resultados de sua pesquisa de produção industrial em junho. Santa Catarina foi um dos 12 Estados que recuaram na comparação com junho de 2013, contribuindo para a desaceleração nacional de 6,9%.

Segundo o instituto, a queda de 7,5% na atividade industrial em SC teve participação dos setores de metalurgia e motores elétricos. No acumulado do ano, o IBGE aponta para recuo de 1,7% no Estado e de 2,6% no Brasil.

 

 

› FONTE: FIESC

Comentários