Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado envia à Alesc projeto de lei para criação do Programa Microfinanças

Publicado em 01/08/2014 Editoria: Economia Comente!


O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) projeto de lei que amplia o acesso ao crédito e estimula a educação financeira de empresários de pequenos negócios e profissionais autônomos por meio da criação do Programa Microfinanças de Santa Catarina. O programa será operacionalizado pela Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc).

O gerente de operações especiais do Badesc, Rodrigo Moriguti, explica que o programa favorecerá principalmente os empreendedores que não dispõem de garantias e, por isso, não conseguem crédito nas instituições financeiras. “O Programa Microfinanças cria um fundo de aval para microcrédito que permite aos parceiros aportar recursos nesse fundo. Após capitalizado, ele funcionará como um avalista do tomador de crédito”, detalha Moriguti.

Os financiamentos poderão ser solicitados em instituições de microcrédito de todo o Estado, ampliando a capilaridade do programa. O teto do valor financiado é de R$ 20 mil. “Desde 1999, quando o Badesc começou o seu Programa de Microcrédito, os repasses de recursos para as instituições de microcrédito contribuíram para a realização de 542 mil operações, atingindo R$ 1,5 bilhões em volume de contratação”, contabiliza Moriguti.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários