Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Consultas de pré-natal crescem 63,5% nas cidades catarinenses

Publicado em 01/07/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Em menos de um ano, a iniciativa ampliou em 448 o número de médicos nas cidades de Santa Catarina, beneficiando 1,5 milhões de pessoas.

Em menos de um ano, o Programa Mais Médicos já impacta na assistência à população dos municípios do estado de Santa Catarina. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em cidades próximas à capital que participam do programa aponta crescimento de 63,5% no número de consultas de pré-natal nas unidades básicas saúde.

Em janeiro de 2014, foram contabilizadas 16.884 consultas no estado contra 27.612 no mesmo período do ano anterior, quando a população ainda não contava com o reforço dos profissionais do Mais Médicos.          

Por meio do Programa, Santa Catarina ampliou em 448 o número de médicos atuando na atenção básica de 199 municípios e 01 distrito indígena. O Ministério da Saúde atendeu 100% da demanda por médicos apontada pelos municípios e superou a meta inicialmente estabelecida. 

Atualmente o Mais Médicos garante assistência médica nas unidades básicas de saúde para mais de 1,5 milhões de paranaenses. “Superamos a meta inicial do governo federal e hoje temos mais de 14.400 médicos em todo país beneficiando 50 milhões de pessoas, mas além do provimento de profissionais, temos apoiado mais de 26 mil unidades básicas com recursos para construção, ampliação e reformas de unidades básicas de saúde e também ampliando em quantidade e qualidade a formação do médico brasileiro, com mudanças nas diretrizes curriculares e colocando todo processo de formação mais em sintonia com as necessidades do povo brasileiro”, explicou Lumena Furtado.

Os impactos do Programa no estado foram apresentados pela assessora especial do Ministério da Saúde, Lumena Furtado, nesta segunda-feira (30), em Florianópolis, durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros. O evento reuniu prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Santa Catarina que receberam médicos do Programa.

Esse é um dos vários seminários que estão sendo realizados pelo governo federal em todo país para debater com gestores públicos os primeiros impactos do Mais Médicos na assistência da população que vive nas cidades beneficiadas pela iniciativa.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em mais de dois mil municípios que contam com pelo menos um médico do Programa servirão de base para essa discussão. São dados dos sistemas de acompanhamento da atenção básica (Siab e eSUS), alimentados pelas secretarias de saúde de todo o país.

 

› FONTE: Agência Saúde do Governo

Comentários