Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

PSOL define Afrânio candidato a governador e Soares a senador

Publicado em 16/06/2014 Editoria: Política Comente!


A convenção do PSOL catarinense definiu as candidaturas majoritárias para as eleições de 2014. O vereador Afrânio Boppré foi escolhido como o candidato a governador. O deputado estadual Sargento Amauri Soares vai concorrer ao cargo de senador.

“O que o governador Raimundo Colombo queria, e não vai ter, é uma eleição sem adversários, pois o PSOL vai botar água no chope deles. Somos uma alternativa eleitoral forte. No Senado, vamos ter uma candidatura com chance de eleição”, afirmou Afrânio. Para o candidato Sargento Soares, o partido vai ser a única alternativa efetivamente popular. “Vamos construir um programa de esquerda para ser a novidade política em Santa Catarina. A campanha vai dialogar com a imensa maioria de pobres e explorados”, disse.

Também foram apresentados os nomes para as candidaturas proporcionais. Serão 26 candidatos a deputado estadual e seis a deputado federal. O fechamento da nominata das candidaturas vai ficar até a data da inscrição, como permite a lei eleitoral. A expectativa dos convencionais é de eleger pelo menos dois deputados estaduais.

Entre os principais eixos programáticos definidos pelo partido é a defesa de um programa popular, priorizando as cidades e o planejamento territorial do Estado, o transporte coletivo gratuito e os serviços públicos de qualidade.

O candidato Afrânio vai apresentar ainda uma reforma administrativa para o Estado, com o fim das secretarias regionais. A defesa do meio ambiente, a sustentabilidade ambiental, o apoio aos pequenos agricultores e a garantia de segurança alimentar também vão ser prioridades. “Somos uma novidade política, vamos qualificar o debate e defender uma ofensiva para democratização do Estado e participação popular”, disse Afrânio.

Com mais de 150 participantes, a convenção representou um estímulo para mostrar à sociedade que existe uma alternativa viável. “Vamos sair  fortalecidos, unidos e empolgados para impor uma derrota ao inimigo”, resumiu Afrânio. A convenção foi realizada no domingo (15/06) no Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa.

Alianças

As tratativas de coligação com o PSTU e PCB, com o objetivo de constituir uma frente de esquerda vão continuar até as convenções desses partidos. Ficou decidido que a direção executiva estadual do PSOL vai deliberar sobre a possibilidade de aliança e a escolha dos candidato a vice-governador e suplentes de senador. Armindo Maria, policial aposentado, ex-diretor da Aprasc e ex-vereador de Blumenau, se colocou a disposição para ser candidato a vice-governador.

O presidente estadual do PSOL, Leonel Camasão, comentou a desistência do senador Ranfolfe Rodrigues à disputa presidencial. A campanha nacional vai continuar com a ex-deputada federal Luciana Genro. “Foi uma decisão unilateral em caráter irrevogável e a direção nacional decidiu que o nome natural seria a então pré-candidata a vice-presidente”, explicou Camasão.

 

 

 

› FONTE: PSOL SC

Comentários