Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto Baleia Franca participa do programa de educação ambiental do Porto de Imbituba

Publicado em 29/08/2013 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: divulgação

foto: divulgação

A administração do Porto de Imbituba, a SCPar, deu início a um Programa de Educação Ambiental do Porto de Imbituba que pretende aproximar as crianças com o setor portuário do município do litoral de Santa Catarina. O programa, que conta com a participação do Projeto Baleia Franca (PBF), apoiado pela Santos Brasil, levou alunos do 4º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da Cidade para conhecer de perto as operações portuárias e conhecer detalhes do monitoramento das baleias francas na região.

A atividade consistiu em visitas a um dos Pontos de Monitoramento do Projeto Baleia Franca (PBF), com vista para o Porto de Imbituba, onde os estudantes puderam conhecer as características das baleias e a rotina da atividade de monitoramento da espécie no porto, realizada pelo PBF. Num segundo momento as crianças visitaram a área interna do Porto, roteiro chamado de PortoTur, onde foi possível observar as ações operacionais e de meio ambiente inseridas no Plano de Controle Ambiental. 

Após a visita, as crianças participaram de brincadeiras educativas e receberam o livro "Conhecendo o Porto de Imbituba", que trata sobre a relação do porto com o meio ambiente e as baleias francas. O livro conta a viagem da mamãe Filó e seu filhote Imbé até Imbituba. O nome da dupla Filó e Imbé foi dado em homenagem ao município. “Vamos batizar com estes nomes um par de mãe e filhote de baleias francas catalogadas na Temporada 2013”, conta Karina Groch, diretora de Pesquisa do PBF.

Ao todo, as atividades contemplaram 250 alunos do ensino fundamental do município. O Programa compõe o Plano de Controle Ambiental do Porto de Imbituba e é realizado pela SCPar e MPB Engenharia, em parceria com o Projeto Baleia Franca, Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais de Imbituba.

O Projeto Baleia Franca é mantido em parceria com a Santos Brasil. A parceria com a Santos Brasil começou ao longo de 2009, quando o Tecon Imbituba deu início às obras de construção do terminal, localizado nas proximidades da APA da Baleia Franca. Desde o ano passado a companhia ampliou a parceria com a ONG, o que possibilitou a continuidade das atividades do Projeto Baleia Franca. 

 

Saiba mais sobre o Projeto Baleita Franca: 

www.baleiafranca.org.brhttps://www.facebook.com/ProjetoBaleiaFrancaBrasil

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários