Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ministério Público contabiliza 233 mil barrados pela Lei da Ficha Limpa

Publicado em 04/06/2014 Editoria: Política Comente!


Procuradores ainda vão depurar os casos, que servirão de base para contestações do Ministério Público Eleitoral

Procuradores ainda vão depurar os casos, que servirão de base para contestações do Ministério Público Eleitoral

Só no Judiciário, quase 205 mil têm algum tipo de problema e podem ficar impedidos de concorrerem nas próximas eleições. Casos, que servirão de base para contestações do Ministério Público Federal, ainda serão depurados.

Pelas contas da Procuradoria-Geral da República (PGR), 233 mil políticos estão potencialmente barrados pela Lei da Ficha Limpa e não podem se candidatar nas próximas eleições. De acordo com a assessoria do Ministério Púbico, o sistema Sisconta recebeu de mais de 1.700 órgãos informações sobre condenações por improbidade administrativa, crimes graves e renúncias de mandato.

A lista da PGR é engrossada com quase 205 mil candidatos com problemas no Poder Judiciário. O Poder Legislativo informou a existência de 14 mil políticos com pendências. O Executivo, quase 14 mil.

Os dados estão atualizados até esta terça-feira (3). Os procuradores ainda vão depurar os casos, que vão chegando antecipadamente para facilitar a atuação do Ministério Público Eleitoral. Isso porque, após o pedido de registro de um candidato, a Promotoria só tem cinco dias para contestar a candidatura de um político.

A assessoria da PGR disse que, por enquanto, não há análise do banco de dados que permita identificar qual é o crime ou situação que mais tem motivado o grupo de 233 mil políticos a ingressar na lista dos barrados pela Ficha Limpa.

› FONTE: Congresso em Foco

Comentários