Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Falta de higiene domiciliar é a principal causa de doenças infecciosas, alerta estudo

Publicado em 23/05/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Banheiro é o principal ambiente de transmissão de mais de 100 tipos de germes e bactérias.

13 milhões é o número de pessoas que morrem a cada ano no mundo por doenças infecciosas. Embora haja uma pequena parcela de mortes que ocorrem nos países desenvolvidos (4%), 96% dessas fatalidades acontecem em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

Um estudo realizado por Vim, mostrou que a maioria das doenças infecciosas não é contraída na rua, mas sim dentro de casa, por falta de higiene domiciliar correta.

Ou seja, os germes e bactérias são transmitidos por meio de alimentos, água, fezes, superfícies e, também  pelas mãos, nas rotinas diárias das famílias dentro de suas residências. O estudo aponta que 39 % das doenças são contraídas dentro de casa.

Segundo Priscila Kawazoi, técnica em desenvolvimento de produtos ,a maior concentração de bactérias encontra-se no banheiro de casa e que, se não for bem cuidado, uma bactéria pode se multiplicar chegando a mais de 2 milhões em 7h.

“Atualmente, não temos mais tanto tempo de nos dedicarmos à casa. Passamos muito tempo no trabalho e deixamos a higiene doméstica para segundo plano, o que acaba fazendo com que a limpeza seja mais superficial. Isso acaba gerando maior contaminação de doenças dentro de casa, a curto prazo”, explica. A técnica ainda alerta para os perigos que os principais germes causam no organismo. Segundo ela, eles estão divididos em quatro classes diferentes:

1-      As bactérias.
Algumas bactérias, ao entrar em nosso organismo, podem causar infecções, trazendo problemas como: inflamação na garganta, infecções intestinais, dores no ouvido, etc.

2- Fungos.
Os fungos ficam em lugares bem quentes e úmidos e se proliferam bem rapidamente; podem aparecer como manchas na pele ou caroços, consideradas como dermatites.

3- Protozoários.
Vivem na água e são transmitidos quando o ser humano está nela ou se alimenta de algo (por exemplo, alface, verduras), que estavam em água contaminada. O protozoário, quando no corpo, pode causar vômitos, diarreias, dor no estômago e enjoos.

4- Vírus.
Os vírus são transmitidos com uma grande velocidade e podem trazer grandes riscos à saúde. Eles podem ser transmitidos de pessoa para pessoa e de ambientes ou objetos contaminados para pessoas. Para evitar o contágio, a pessoa com virose, quando espirrar ou tossir, deve levar o lenço (de preferência descartável) na frente da boca ou nariz e depois lavar bem as mãos, pois até mesmo num aperto de mãos muitos germes são passados de uma pessoa para outra.

Esta mesma pesquisa mostra que, no Brasil, a lavagem das mãos não é feita de maneira adequada e nem mesmo é um hábito de todos.

Além disso, revela outro dado alarmante: apesar da maioria das mães (84%) dizer lavar as mãos dos filhos com sabonete após irem ao banheiro, 69% das crianças apresentaram coliformes fecais em suas mãos.

Esse percentual é maior em crianças de classes sociais mais baixas – coliformes fecais foram encontrados nas mãos de 77% das crianças da classe D; 71%, da classe C e 53%, da classe AB. Se as mesmas crianças tivessem uma higiene correta das mãos, 47% das doenças infecciosas poderiam ser evitadas.

 

 

 

› FONTE: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Comentários