Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aumento de impostos sobre bebidas coloca empregos em risco no Estado

Publicado em 12/05/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Setor de bares e restaurantes espera queda sem precedentes no faturamento.

O setor de bares e restaurantes de Santa Catarina espera uma queda de faturamento sem precedentes em função do aumento de impostos sobre bebidas (refrigerantes, água, cervejas e sucos) anunciado pelo governo federal. 

A mudança valerá a partir de 1º de junho e vem menos de 30 dias após uma elevação dos impostos sobre bebidas frias, divulgada no início de abril.

Para Fábio Queiroz, presidente da Abrasel no Estado, esta medida vai afugentar ainda mais o consumidor, representando o risco de até 10 mil empregos no decorrer do ano nas cidades catarinenses. “Estes produtos representam até 40% do faturamento do setor. É uma ameaça de extinção de até 200 mil postos de trabalho”, alerta.

Em 2013, por exemplo, houve enorme queda no volume do setor de bebidas frias, ou seja, de vendas nos mais de 1 milhão de bares e restaurantes do Brasil. O principal motivo do recuo foi justamente o aumento da carga tributária das bebidas em outubro de 2012.

Na ocasião, os reajustes foram da ordem de 13% para cervejas e 26% para refrigerantes. Agora, os tributos variam entre 18% e até 400% em determinadas marcas, o que aumentaria os impostos em 30% sobre a cerveja, em média. 

Para Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel nacional, em curto prazo serão fechados negócios e teremos um aumento do desemprego. Ele argumenta que o setor é a única atividade econômica presente em todos os municípios, distritos e vilarejos do país.

“Um em cada 12 brasileiros (levando em conta a população economicamente ativa) trabalha em um bar, restaurante, lanchonete e/ou estabelecimentos similares, o que o representa cerca de 8% dos empregados do Brasil. Somos uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho e um dos setores que mais promovem ascensão socioeconômica”, garante.

 

 

 

› FONTE: Palavracom

Comentários