Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Infecção do Trato Urinário - por Dr. Carlos Eduardo Prado Costa

Publicado em 26/08/2013 Editoria: Saúde Comente!


As infecções urinárias podem ser baixa denominada cistite (Infecções restritas a bexiga), ou alta chamada pielonefrite (infecção de todas as estruturas dos rins com exceção dos glomérulos). As infecções do trato urinário quanto à etiologia varia muito entre homens e mulheres, e também em pessoas com a necessidade de uso prolongado de sonda vesical.

As infecções urinárias são muito importantes de serem tratadas em gestantes por risco de complicações na gravidez e em diabéticos por ser um dos principais fatores de descontrole dessa doença. Nos homens podem estar relacionadas com problemas na próstata (prostatite) ou com cálculos renais mais comumente.

Chama-se de infecções urinárias da comunidade aquelas adquiridas comumente, seja pela atividade sexual, em mulher muito comum pela uretra ser mais curta. Em gestante normalmente no primeiro trimestre da gravidez, por isso os cuidados com pré-natal são importantes. A proporção dessas infecções são muito maiores na população feminina.

Nos homens como já descrito, temos de tomar mais cuidado com a próstata e descartar a presença de cálculos renais. Outra causa comum é a contaminação do canal uretra por germes oriundos do sexo anal sem camisinha ou infecções por clamídia que podem ter inicio como uma ardência no canal da urina (uretra) e depois com aumento das vezes que a pessoa vai ao banheiro (poliúria) e ardência ao urinárias (disúria).

Os sinais e sintomas das infecções urinárias baixas (cistite) são:

Ardência ao urinar;

Aumento das vezes que se vai ao banheiro e quase não sai nada;

Sangramento na urina;

Dor abdominal, principalmente pélvica;

Alteração de odor na urina e Sensação de urina presa.

Os sinais e sintomas das infecções urinárias altas são as mesmas das cistites mais febre e calafrios dor nos lados do abdômen (flancos). Embora costumem ter um bom prognóstico devem ser identificadas e tratadas de imediato para se evitar complicações renais graves.

Nas pessoas que por alguma razão estão usando sonda uretral por um longo período ou cronicamente, devem ficar atendas a coloração da urina no saco coletor, se estiver mais escura deve-se procurar o médico assistente (que acompanha), para se iniciar a investigação e tratamento. 

Nos homens que fazem uso dessa sonda por problemas prostáticos devem ficar atentos às recomendações médicas com relação aos intervalos de troca, e o tempo para realizar a cirurgia pra retirada da próstata ou “raspagem” pela uretra (RTU – ressecção transuretral da próstata).


por Dr. Carlos Eduardo Prado Costa - CRM/SC 7222 
Médico clinico geral, membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual e autor do Programa Ictus Homem (Saúde Integral do Homem) 
Dúvidas, entre em contato: [email protected]

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários