Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conselho adia, de novo, votação de parecer contra André Vargas

Publicado em 29/04/2014 Editoria: Política Comente!


André Vargas é suspeito de envolvimento com doleiro em negócios ilícitos - Gustavo Lima

André Vargas é suspeito de envolvimento com doleiro em negócios ilícitos - Gustavo Lima

Colegiado poderá iniciar votação ainda hoje após o fim da sessão plenária da Câmara ou amanhã; adiamento foi solicitado sob alegação de que sessão da Casa já havia começado.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara adiou nesta terça-feira (29) parecer preliminar favorável à continuação do processo disciplinar contra o deputado licenciado André Vargas (ex-PT-PR). Na semana passada, o conselho já havia adiado a votação do parecer por conta de um pedido de vista do deputado Zé Geraldo (PT-PA).

O colegiado poderá iniciar a votação ainda hoje após o fim da sessão plenária da Câmara  ou amanhã (30) . O adiamento foi solicitado deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que alegou justamente o início da ordem do dia do plenário.

Se o parecer, formulado pelo deputado Júlio Delgado,  for aprovado, caberá ao conselho investigar as relações de Vargas com o doleiro preso Alberto Youssef e decidir se quebrou ou não o decoro parlamentar.

Para Delgado, há indícios suficientes para iniciar as investigações. “O representado [Vargas] é detentor de mandato de deputado federal; há reportagens que relacionam a ele os fatos narrados e, ao menos em tese, o fornecimento de informações privilegiadas e a intermediação de interesses de terceiro junto ao ministério, aliada a recebimento de vantagens, podem constituir ato incompatível com o decoro parlamentar”, disse.

Youssef foi preso na primeira fase da Operação Lava-Jato, deflagrada em março último pela Polícia Federal para desbaratar esquema de lavagem de dinheiro que pode ter desviado mais de R$ 10 bilhões.

Vargas chegou a anunciar que renunciaria ao mandato, mas recuou sob o argumento de que, mesmo com a renúncia, o procedimento disciplinar aberto contra ele no conselho de ética prosseguiria. Renunciou apenas ao posto de primeiro-vice-presidente da Câmara. Na semana passada,

 

 

 

› FONTE: Congresso em Foco

Comentários