Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aécio Neves lidera entre eleitores mais escolarizados

Publicado em 18/04/2014 Editoria: Política Comente!


Senador tucano aparece com 25% das intenções de voto dos mais escolarizados e fica tecnicamente empatado com Dilma

Senador tucano aparece com 25% das intenções de voto dos mais escolarizados e fica tecnicamente empatado com Dilma

Conforme a pesquisa, o senador tucano cresce à medida que aumenta o nível de escolaridade e a renda dos eleitores. E apenas 55% dos entrevistados dizem que o seu voto para presidente está resolvido.

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) aponta que a presidenta Dilma Rousseff (PT) é a candidata favorita em praticamente todas as regiões e segmentos da sociedade analisados, exceto entre os eleitores com ensino superior. Ex-governador de Minas Gerais, o senador Aécio Neves (PSDB) surge, na corrida presidencial, como o candidato favorito dos mais escolarizados, com 25% das intenções de voto. Dilma tem 22%.

As informações foram disponibilizadas no site da revista CartaCapital. Como a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, os pré-candidatos estão tecnicamente empatados nessa faixa, segundo o instituto Vox Populi.

Dilma soma 49% das intenções de voto entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental, contra 13% de Aécio Neves e 5% do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

De acordo com a pesquisa, o tucano cresce à medida que aumenta o nível de escolaridade e a renda dos eleitores. Entre quem ganha até dois salários mínimos, ele é o favorito de 11%, contra 50% da petista. Entre quem ganha entre dois e cinco salários, Aécio alcança 18% (contra 36% de Dilma) e, entre quem ganha mais de cinco salários, 24% (contra 26% da presidenta).

Em terceiro lugar com 8% das intenções de voto, Eduardo Campos também apresenta melhor desempenho entre os eleitores mais ricos ou escolarizados (chega a 12% entre quem tem ensino superior e ganha mais de cinco salários). O Vox Populi ouviu 2.200 eleitores entre os dias 6 e 8 de abril em 161 municípios.

Mudar de ideia

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 55% dos eleitores dizem que o seu voto para presidente está resolvido. Outros 45% admitem que podem mudar de ideia.

O índice varia conforme a região, o sexo, a idade e a escolaridade. No Nordeste, 63% dos eleitores afirmam estar decididos, contra 40% do Norte, 54% no Sudeste e 58% no Sul.

O instituto diz que o grau de convicção é maior entre os homens (58%, contra 52% das mulheres) e a população madura (62%). Entre os que estudaram até o ensino fundamental, o voto está resolvido para 60%, mas cai para 47% entre aqueles que estudaram até o ensino médio e para 54% entre aqueles que têm ensino superior.

Sobre a possibilidade de mudar o voto, o instituto ouviu 1.801 pessoas, também entre os dias 6 e 8 de abril. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula na pesquisa espontânea

O ex-presidente Lula foi citado espontaneamente como o candidato favorito de 4% dos eleitores consultados na pesquisa Vox Populi/ Carta Capital. É o mesmo desempenho do senador Aécio Neves, principal adversário da presidenta Dilma Rousseff na corrida eleitoral. Dias atrás, Lula descartou a possibilidade de disputar as eleições em outubro próximo.

Quando não é apresentada a lista com os pré-candidatos, a presidenta Dilma Rousseff é o nome mais lembrado, com 20%. A ex-senadora Marina Silva — pré-candidata a vice-presidente na chapá encabeçada por Eduardo Campos — é lembrada por 3% dos eleitores. Campos obteve o mesmo percentual que Marina.

 

 

 

 

› FONTE: Congresso em Foco

Comentários