Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Eduardo Campos anuncia hoje Marina como sua vice

Publicado em 14/04/2014 Editoria: Política Comente!


Em última pesquisa, Marina Silva, que tentou criar um partido, apareceu como única candidata que forçaria segundo turno

Em última pesquisa, Marina Silva, que tentou criar um partido, apareceu como única candidata que forçaria segundo turno

Ex-governador de Pernambuco tenta conquistar os quase 20 milhões de eleitores que votaram na ex-senadora em 2010, quando ela concorreu à Presidência pelo PV. Última pesquisa Datafolha mostrou estagnação do candidato do PSB.

O PSB vai lançar, nesta segunda-feira (14), a pré-candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos à Presidência da República. Ele terá a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva como candidata a vice.

Com a aliança, o ex-governador espera conquistar parte dos 19,6 milhões de votos que Marina obteve nas eleições de 2010, quando concorreu ao Planalto pelo PV. Na ocasião, ela ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Dilma (PT) e José Serra (PSDB), que foram ao segundo turno.

Marina declarou apoio a Campos em outubro de 2013 após não ter conseguido, em tempo hábil, criar um partido para voltar a concorrer à Presidência. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o pedido de registro da Rede Sustentabilidade.

O tribunal entendeu que a sigla não conseguiu obter o respaldo popular exigido em lei, que é de pelo menos 492 mil eleitores – faltaram quase 50 mil assinaturas de apoio. Os partidários da Rede alegam que várias assinaturas foram invalidadas de maneira indevida pelos cartórios eleitorais.

De acordo com última pesquisa, realizada pelo instituto Datafolha no início de abril, a presidenta Dilma Rousseff registrou queda de seis pontos nas intenções de voto desde fevereiro, data da sondagem anterior. Mesmo assim, ela seria reeleita com 38% dos votos, em primeiro turno. Seus prováveis adversários não cresceram. Campos, por exemplo, variou de 9% para 10%.

Ainda conforme a pesquisa,  em cinco cenários testados, a única candidata que forçaria um segundo turno seria a ex-senadora Marina Silva, com 27% dos votos, quatro pontos a mais que em fevereiro.

PPS e PPL também integram a aliança em torno do ex-governador pernambucano. A solenidade para a formalização das pré-candidaturas será realizada, nesta tarde, em Brasília. A indicação de Eduardo Campos e Marina Silva deve ser homologada somente em junho, em convenção nacional do PSB.

 

 

 

› FONTE: Congresso em Foco

Comentários