Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Moções do Encontro de Vereadores abordam reforma política e cotas em concursos

Publicado em 29/03/2014 Editoria: Política Comente!


Encontro da Uvesc reuniu vereadores de todo o estado durante dois dias. FOTO: Eduardo Guedes

Encontro da Uvesc reuniu vereadores de todo o estado durante dois dias. FOTO: Eduardo Guedes

Terminou no final da manhã desta sexta (28) o Encontro Estadual de Vereadores, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC). Ao final do encontro os vereadores votaram moções de encaminhamentos a serem feitos pela entidade. Os temas mais polêmicos, que dominaram as discussões, envolveram a reforma política e a lei de cotas para negros em vagas oferecidas em concursos públicos.

Vereadores de Campos Novos propuseram incluir na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Política a ampliação para seis anos do mandato eletivo municipal com vistas à unificação das eleições. Mas pela dificuldade dos vereadores compreenderem se a proposta referia-se apenas à próxima eleição ou a uma proposta de mudança perene no período dos mandatos, a moção foi sobrestada.

Outra moção, de repúdio ao Projeto de Lei 6738/13, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos, foi rejeitada pelos presentes que se manifestaram a favor das cotas.

Media Training

A jornalista Maria Helena Pereira trouxe para os deputados a palestra "Media Training - A Importância de Treinar para se Comunicar", em que destacou principalmente a preocupação com a imagem e a mensagem que os parlamentares querem passar aos eleitores.

Para a palestrante, a preocupação com a postura deve estar presente 24 horas por dia. "Não há mais espaço para amadorismo. Temos que saber nos comunicar, não só no Parlamento, mas também na vida cotidiana. Uma fala mal colocada pode nos marcar para toda a vida e até gerar uma crise", alertou Maria Helena. Segundo ela, o caminho é o conhecimento, quanto mais preparados estiverem os políticos melhor eles poderão lidar com a imprensa e os desafios da legislatura.

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários