Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como ter uma boa noite de sono quando você tem a doença de Crohn?

Publicado em 24/08/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: web

foto: web

Se você estiver ansioso ou deprimido com o diagnóstico de Crohn e seus efeitos sobre a sua vida, tente adotar algumas estratégias de gestão do estresse

 

Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde, mas quando você tem a doença de Crohn, sintomas desconfortáveis, como gases e inchaço podem perturbar seu sono muito frequentemente. E, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Rush University, em Chicago, a falta de sono restaurador pode ocorrer mesmo quando a Doença de Crohn não está ativa, o que vai afetar a sua qualidade de vida, seus sintomas gastrointestinais e a gravidade da sua doença, aumentando muito o risco de novas crises.

São muitos os estudos que se debruçam sobre o tema e têm encontrado ligações semelhantes entre problemas de sono e problemas intestinais. Uma pesquisa realizada com 3.173 pessoas com a doença inflamatória intestinal, publicada no Journal of the American Geriatrics Society, constatou que as pessoas que tinham o sono interrompido durante a noite apresentavam um risco aumentado de ter uma outra crise da doença  em seis meses. A recorrência da doença pode ser atribuída à combinação da doença inflamatória do intestino com o sono de má qualidade. Mais estudos estão sendo realizados para entender melhor a relação entre o sono e a uma nova crise da doença.

 

Sono pobre e Doença de Crohn: como romper com o padrão?

Conversamos com o gastroenterologista Silvio Gabor (CRM-SP 47.042) e listamos a seguir algumas maneiras de combater os sintomas que podem interferir na qualidade do sono dos que são portadores da Doença de Crohn. Confira as dicas do especialista:

 

Se você tem suores noturnos

“Suores noturnos são sintomas comuns da Doença de Crohn ativa. Independentemente da temperatura, se você tem a doença, você pode acordar uma ou mais vezes por causa da sudorese noturna. Para melhorar o sono, tente usar pijamas leves e considere tomar uma ducha ou um banho antes de dormir para ajudá-lo a adormecer”, recomenda o médico, que também é cirurgião.

 

Se você tem dor

“Quando a Doença de Crohn está ativa, você pode sentir dores tão fortes que o fazem despertar. Tomar um analgésico durante um destes episódios de dor pode ajudar a melhorar o sono. Para dor nas articulações, é preciso solicitar ao seu médico a prescrição de um medicamento que não cause problemas digestivos. Considere também a compra de um travesseiro de corpo, o que pode ajudá-lo a relaxar. Em situações graves, converse com seu médico sobre a possibilidade de tomar um comprimido para dormir. Esta pode ser uma boa ideia para alguns pacientes”, afirma Silvio Gabor.

 

Se você tomar esteroides

“Embora possam aliviar os sintomas, em doses elevadas, certos tipos de esteroides podem provocar a falta de sono. Assim, converse com seu médico para saber se a divisão da dose diária entre a manhã e a noite pode ajudar”, recomenda o gastroenterologista.

 

Se você está comendo muito durante a noite

Um sono pobre e a Doença de Crohn podem estar relacionados a comer tarde da noite. “Seu aparelho digestivo funciona de forma mais eficiente na parte da manhã, por isso tente comer refeições maiores no início do dia para melhorar o sono à noite e definitivamente evite comer uma grande refeição ou mesmo um grande lanche após às 20:00. Se você acordar com náuseas durante a noite, dê algumas mordidas num biscoito creme cracker ou num pedaço de pão”,sugere Silvio Gabor.

 

Se você tem refluxo

“Refluxo gástrico pode aparecer em pacientes com Crohn e ser um obstáculo para a obtenção de um bom sono. Ele pode piorar quando você tem uma obstrução parcial do intestino delgado. Converse com seu médico sobre a possibilidade de tomar um medicamento que reduza os sintomas do refluxo e melhore o seu sono”, aconselha o médico.

 

Se tiver diarreia

“A diarreia priva o paciente do sono, pois o faz ir repetidamente ao banheiro durante a noite. Neste caso, o melhor é não comer antes de dormir. Se necessário tome um medicamento anti-diarreia, sob orientação médica, e lembre-se de fazer do banheiro sua última parada antes de dormir”, diz Gabor.

 

Se você tem ansiedade

“Se você estiver ansioso ou deprimido com o diagnóstico de Crohn e seus efeitos sobre a sua vida, tente adotar algumas estratégias de gestão do estresse, como, por exemplo, a meditação, visando restaurar a sensação de calma antes de dormir. E se ainda assim, você continuar a ter dificuldade para dormir, converse com seu médico e veja se você não tem sinusite, alergias ou apneia obstrutiva do sono, doenças que também podem roubar o seu sono reparador”, ensina o gastroenterologista.

› FONTE: Silvio Gabor - http://silviogabor.com.br/

Comentários