Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina vacina 36,5 mil meninas contra o HPV na primeira semana de mobilização

Publicado em 18/03/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Na primeira semana de vacinação contra o HPV foram vacinadas 36.549 meninas em Santa Catarina.

Esse número corresponde a 23,21% das 158 mil meninas que estão na faixa etária entre 11 e 13 anos no Estado. A gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Vieira da Silva, explica que esse número está dentro do esperado. “Se mantivermos este ritmo, vamos concluir a estratégia de vacinação dentro do prazo estipulado”, afirma a gerente.

Os dados sobre a vacinação contra o HPV nas escolas e postos de saúde são enviados para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde todas as sextas-feiras, e assim, ficam disponíveis para consulta no site.

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, explica que a meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 80% das meninas da faixa etária alvo.

A vacinação nas escolas públicas e privadas deve acontecer até 14 de abril de 2014, mas a vacina continuará disponível nas salas de vacinação dos postos de saúde.      De acordo com a gerente da DIVE, Vanessa Vieira da Silva, as meninas podem ser vacinadas sem necessidade de autorização ou acompanhamento nos postos de saúde. Nas escolas, caso os pais ou responsáveis não autorizem, devem assinar e encaminhar o termo de recusa.          

A vacinação ocorrerá em três etapas:

Primeira dose: ofertada para meninas com idade entre 11 e 13 anos, nas escolas públicas e privadas e nos postos de saúde;

Segunda dose: administrada seis meses após a 1ª dose nos postos de saúde;

Terceira dose: administrada cinco anos após a 1ª dose nos postos de saúde.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários