Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casa de Apoio Joana de Gusmão oferece serviços gratuitos para a comunidade

Publicado em 19/08/2013 Editoria: Saúde Comente!


Pacientes que se deslocam para a Grande Florianópolis em busca de atendimento médico são acolhidos no local mediante cadastramento prévio. Casa tem capacidade para atender até 70 pessoas por dia

 

Criada em junho de 2011, a Casa de Apoio Joana de Gusmão oferece serviços gratuitos de atendimento e acolhimento aos pacientes que se deslocam para a Grande Florianópolis em busca de atendimento médico na rede pública de saúde, e não possuem condições financeiras para custear uma hospedaria.

A Casa de Apoio, mantida pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e pelo Imperial Hospital de Caridade, também oferece auxílio aos cidadãos que se dirigem a capital para fazer exames e consultas e não têm onde passar o dia até o horário do seu atendimento.

O local fica aberto todos os dias, conta com 30 leitos monitorados 24 horas por dia e oferece aos pacientes alimentação, recreação com o voluntariado do IHC, higiene, sala com televisão, hospedagem (quando necessário e com o acompanhamento do Serviço Social do IHC), atividades terapêuticas, entre outros serviços e atividades. No total, a Casa de Apoio Joana de Gusmão tem capacidade para atender 70 pacientes por dia, o equivalente a 2.091 pessoas por mês.

Para utilização dos serviços da Casa de Apoio é necessário um cadastramento prévio, que pode ser realizado nas Secretarias Municipais de Saúde de cada localidade ou diretamente no Serviço Social do Imperial Hospital de Caridade, pelo telefone (48) 3221-7589.

 

Ciclos de atividades

A Casa de Apoio Joana de Gusmão realiza o projeto Ciclos de Atividades, que promove ações humanizadas, sob o ponto de vista interdisciplinar, que contribuem para a prevenção da saúde e proporcionam mais qualidade de vida aos usuários da casa. As atividades envolvem todo o grupo de pacientes que se encontrarem hospedados no local, independente da idade e sempre respeitando a individualidade de cada um.

O grupo recebe orientação quanto a prevenção e tratamento de diversas enfermidades, é instruído sobre os direitos e deveres dos pacientes, participa de terapias alternativas complementares (TAC), oficinas de artesanato, tricô, crochê e colagem, entre outras ações recreativas - como aulas de dança, leituras e exibição de filmes.

A Casa de Apoio Joana de Gusmão também promove eventos comemorativos, aulas de alfabetização e inclusão digital. As aulas são realizadas através das parcerias com a Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O Serviço Social do Comércio (SESC) de Florianópolis entre outras instituições ligadas às áreas de ensino e esporte também apoiam o projeto.

 

Demanda

Pacientes de várias regiões do Estado, e até mesmo de estados vizinhos, passam diariamente pela Casa de Apoio Joana de Gusmão. Lages é a campeã no ranking das cidades com maior número de pessoas acolhidas na Casa em 2012: 542 lageanos que vieram para Florianópolis em busca de atendimento médico foram acolhidas.

Curitibanos, Otacílio Costa, São José, Correia Pinto e São Joaquim também se destacam na lista das cidades mais atendidas pela Casa de Apoio - que também recebe moradores de Florianópolis.

 

Serviço

Casa de Apoio Joana de Gusmão

Endereço: Rua Menino Deus, 376, Centro, em Florianópolis.

Horário de atendimento: De domingo a segunda, 24 horas por dia

Informações: Serviço Social do Imperial Hospital de Caridade - (48) 3221-7589

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários