Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos tem início nesta segunda-feira (10)

Publicado em 10/03/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A primeira etapa da vacinação de meninas com idade entre 11 e 13 anos contra o HPV (papilomavírus humano), que pode causar o câncer de colo do útero, começará nesta segunda-feira, 10 de março.

A vacinação contra o HPV será feita nas salas de vacinação dos postos de saúde e escolas públicas e privadas de todo o Estado. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é ter um alto índice de mulheres protegidas contra o HPV em Santa Catarina.

Segundo Eduardo Macário, diretor da Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde repassará ao Estado 164 mil doses da vacina. “Nossa meta é imunizar 80% das cerca de 160 mil meninas que estão nesta faixa etária”, desta Macário.

De acordo com a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da DIVE, Vanessa Vieira da Silva, as meninas podem ser vacinadas sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos responsáveis nos postos de saúde. “Nas escolas, caso os pais ou responsáveis não autorizem, devem assinar e encaminhar o termo de recusa”, complementa Vanessa.

A vacinação ocorrerá em três etapas:

Primeira dose: ofertada para meninas com idade entre 11 e 13 anos, nas escolas e nos postos de saúde, a partir de 10 de março de 2014;

Segunda dose: administrada seis meses após a primeira dose nos postos de saúde;

Terceira dose: administrada cinco anos após a primeira dose nos postos de saúde.

 

Sobre o câncer de colo do útero

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 tipos diferentes. A vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os vírus HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

No Brasil, esse câncer é o segundo tipo mais frequente entre mulheres, com 4,8 mil vítimas fatais por ano. Em 2012, foi a sexta causa de morte entre mulheres catarinenses. A previsão de incidência deste tipo de câncer para 2014 no Brasil é de 15 mil novos casos, dos quais 480 serão em Santa Catarina.

Apesar da alta incidência, o câncer de colo do útero pode ser prevenido por meio da vacinação, uso do preservativo e realização do exame preventivo (Papanicolau). O Ministério da Saúde recomenda que o exame Papanicolau seja realizado regularmente a partir dos 25 anos de idade.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários