Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Você sabe se a mochila de seu filho tem o peso adequado para o tamanho dele?

Publicado em 01/03/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A primeira forma de obter a resposta para esta pergunta é por meio da matemática.

O peso da mochila não deve superar 10% do peso corporal do aluno. Então, se uma criança pesa 30 kg o peso carregado nas costas tem que ser inferior a 3 kg. O sobrepeso induz a má postura e pode resultar em sérias doenças da coluna. O alerta é do médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

E esses prejuízos aparecem em um curto espaço de tempo. “Cerca de 40% dos estudantes que atendemos na clínica reclamam do excesso de peso e sofrem com dores nas costas e nos ombros”, destaca Reichmann. O médico ressalta que, com o tempo, os sintomas podem piorar.

Ele explica que o excesso de peso em mochilas afeta a coluna vertebral, provoca dores nas costas e induz à má postura e o agravamento dos desvios da coluna que podem ser do tipo cifose, lordose ou escoliose. “Uma pequena imperfeição da coluna vertebral é agravada pelo peso do acessório”, salienta. 

Muitas vezes, as crianças nem percebem o enorme esforço para carregar mochilas tão pesadas. Cabe aos pais orientar os filhos e fornecer mochilas com rodinhas, sempre que possível. “A responsabilidade não é apenas da família, mas também da escola”, acrescenta Reichmann.

As diferentes disciplinas ministradas em um mesmo dia estão entre os causadores da necessidade de estar com o material correto, o que causa prejuízos à saúde da criança. "Se o aluno tiver que levar vários livros por dia, com certeza sentirá dores e poderá ter complicações na coluna”, afirma Reichmann. Na opinião do médico, as escolas devem disponibilizar armários e diminuir o peso das mochilas ao mínimo criando um sistema para que os livros pesados fiquem nas próprias salas de aula.

Alguns estudantes, principalmente crianças, colocam a mochila nas costas e passam grande parte do tempo com ela, muitas vezes até depois do turno da aula, em brincadeiras. Essa prática é prejudicial à saúde. O médico orienta que o uso da mochila deve ser no menor tempo possível.

“Jamais deve-se brincar com ela, pois sobrecarrega a  coluna vertebral. Além disso, a mochila deve ser usada sempre no alto das costas e não no meio ou embaixo”, explica.     

Os problemas causados pelo excesso de peso não afetam somente jovens estudantes. Adultos e idosos também podem sofrer com o uso de mochilas pesadas demais. Nesses casos, as dores e tendinites nos ombros acompanham as dores nas costas.

As mochilas tipo carteiro, que os estudantes usam somente num lado do ombro, são mais prejudiciais ainda, pois desequilibram a musculatura de um lado do corpo em relação ao outro.

A solução desse problema passa por várias providências: diminuir o peso dentro da mochila, ginástica especializada para corrigir má postura, mochilas com rodinhas, armários escolares para colocar materiais volumosos e pesados, etc.

A legislação

Está na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga a instalação de armários em todas as escolas do País. Com isso os alunos poderão deixar parte dos materiais na unidade escolar. A proposta ainda precisa ser aprovada, mas a intenção dos parlamentares é que cada criança só poderá levar até 15% de seu peso nas bolsas escolares.

 

 

 

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários