Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Com os estoques baixos, bancos de leite humano apelam por novas doações

Publicado em 25/02/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Com doze unidades de captação distribuídas pelo estado, os Bancos de Leite Humano (BLH) catarinenses enfrentam uma difícil realidade a cada início de ano.

É neste período em que ocorrem menos doações do alimento, fundamental para o desenvolvimento de bebês hospitalizados ou que não podem ser amamentados pelas próprias mães.

Na Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, os estoques estão em 20% da média, o que vem obrigando a instituição a manter campanhas permanentes por novas doações.

Já no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, que além de Itajaí atende às cidades do entorno como Balneário Camboriú e Navegantes, a baixa nos estoques obrigou a unidade a priorizar o atendimento aos prematuros.

“Contamos com apenas 70 frascos de 350 militros cada, quando o normal seria três vezes essa quantidade”, afirmou Karen da Cruz Correa, servidora da instituição.

Em Florianópolis, a situação é ainda pior. A Carmela Dutra, uma das primeiras maternidades de Santa Catarina a implantar um banco de leite, ainda em 1979, conta com apenas 13 litros, quantidade muito abaixo da necessária para atender a demanda, em torno de 100 litros.

Coleta móvel

O leite materno, destacou a coordenadora do BLH da Maternidade Carmela Dutra, Jaqueline Locks, é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não pode ser substituído, sobretudo para a recuperação dos recém-nascidos internados em UTIs neonatais, que já apresentam a saúde fragilizada.

“As mulheres precisam se conscientizar da importância do leite materno para que possam doá-lo sempre que puderem”. Ela fez um apelo para que mulheres em estado de lactação entrem em contato com os bancos de leite. “A doação é um ato de solidariedade e amor, e pode ser praticado por qualquer mãe que tenha leite em excesso e seja saudável”.

Muitos BLHs, explicou, possuem serviço de coleta móvel e basta um telefonema para que o leite seja recolhido na residência da doadora.

“A mãe que quiser contribuir pode fazer a ordenha na própria casa, colocando o líquido em frascos de vidro com tampa de plástico. Na sequência, o recipiente deve ser colocado no freezer ou congelador. Dessa forma, o leite materno tem suas propriedades mantidas por até 15 dias”.

Além do apoio à nutrição dos bebês hospitalizados, disse Jaqueline, muitas lactantes procuram os bancos de leite em busca de informações sobre como proceder na amamentação de seus filhos.

Este foi o caso de Andressa Bastos Samora, mãe de Davi, de um mês de idade. “Eu tinha muito leite, mas não conseguia alimentá-lo e sentia dor nos seios, que estavam muito inchados. Recebi orientação dos profissionais do banco de leite sobre a melhor forma de realizar a amamentação e o bebê logo se adaptou”, disse.  

Semana de mobilização

Segundo dados da Fundação Osvaldo Cruz, somente no último ano foram recolhidos 7.451 mil litros de leite humano nos BLHs catarinenses.

O volume foi obtido por meio de 3.742 doações e beneficiou 6.177 pessoas. Apesar do resultado, que coloca Santa Catarina no quinto lugar em termos de captação em todo o país, à frente de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a quantidade ainda considerada insuficiente para as necessidades locais.

Buscando aumentar a oferta do alimento e mobilizar profissionais e lactantes nas unidades públicas que contam com postos de captação, o estado conta desde janeiro de 2013, com uma semana exclusiva a doação em seu calendário oficial de eventos.

A campanha é fruto da Lei Estadual nº 15.952, de autoria do deputado Nilson Gonçalves (PSDB), e estabelece a semana entre os dias 19 e 24 de maio, no qual também se celebra o Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

A iniciativa prevê a realização de debates e reflexões entre a população catarinense sobre a importância da doação de leite humano, bem como a difusão de informações sobre a melhor forma de fazê-lo, disse o parlamentar. “Esta lei inova e avança no sentido de melhor prover nossos bancos de leite, criando mais um fator de proteção e segurança ao recém-nascido”, disse.

Na TVAL

A doação de leite humano e a importância da amamentação também são foco do programa Seu Direito, realizado pela TVAL, que vai ao ar nesta quarta-feira (26), às 18 horas, com reapresentação durante toda a semana.

Unidades que contam com bancos de leite no estado:

Hospital Bom Jesus (Ituporanga)

Hospital e Maternidade Jaraguá (Jaraguá do Sul)

Hospital Geral e Maternidade Teresa Ramos (Lages)

Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis)

Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis)

Hospital Regional Dr.Homero de Miranda Gomes (São José)

Hospital Rio Negrinho (Rio Negrinho)

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (Itajaí)

Maternidade Darcy Vargas (Joinville)

Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra)

Secretaria Municipal de Saúde (Blumenau)

Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão)

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários