Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cai volume de vendas acumulado no comércio varejista em Santa Catarina

Publicado em 14/02/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em Santa Catarina, no acumulado de 12 meses, o volume de vendas caiu de 7,43% em 2012 para 2,6% em 2013, com expressiva desaceleração das vendas no Estado. A receita nominal fechou o ano com aumento de 10,5%, menor que 2012, cujo incremento foi de 11,5%.

O estudo aponta ainda que Santa Catarina foi um dos seis Estados que apresentaram variação positiva no volume de vendas em dezembro de 2013. Este índice cresceu 1,2% na comparação com novembro.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), tanto em nível nacional quanto estadual, o comércio perdeu fôlego em 2013. Contribuiu a expansão mais modesta da renda real – o Brasil registrou a menor alta da massa salarial em nove anos, com variação de 2,9% em 2013, sendo que em 2012 essa variação havia sido de 6,5% -, trazida pela inflação e pelos menores reajustes salariais.

Soma-se ainda, a confiança mais baixa do consumidor, a retirada dos incentivos tributários – como a redução do IPI para a linha branca –, o aumento dos juros, o relativamente elevado nível de endividamento das famílias e a consequente expansão mais modesta do crédito.

Para 2014, a situação tende a se repetir, com vendas em ritmo mais moderado. Entretanto, por ser um ano de Copa do Mundo e Eleições, o comércio tende a crescer um pouco mais, com Santa Catarina fechando crescimento em torno de 4% no volume de vendas até o final do ano.

Primeiro resultado negativo na série do país

Em dezembro de 2013, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país variou -0,2% e a receita nominal 0,5%, ambas em relação a novembro. É o primeiro resultado negativo após nove meses consecutivos de aumento na série do volume de vendas.

A receita nominal segue evoluindo positivamente desde junho de 2012. Em relação ao ano anterior, para o volume de vendas o crescimento foi de 4% sobre dezembro de 2012. O acumulado do ano de 2013 fechou com um crescimento de 4,3%, bastante aquém dos 8,44% de 2012. Já em relação à receita nominal, as variações foram de 10,7% com relação a igual mês de 2012 e de 11,9% no ano.

O segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico registrou expansão no volume de vendas em 2013 da ordem de 10,3% em relação ao ano anterior, resultado que o levou a responder por 23,3% da taxa anual do varejo, sendo este o principal impacto no resultado anual do comércio varejista.

Comércio varejista ampliado também sofre negativas

No comércio varejista ampliado, na série com ajuste sazonal, houve variações negativas de 1,5% no volume de vendas e de 1,0% na receita nominal, após dois meses de crescimento.

Em relação a dezembro de 2012, tanto o volume de vendas quanto a receita registraram resultados positivos, de 2,9% e de 8,7%, respectivamente.

Na comparação com o ano anterior, o volume de vendas registrou variações de 2,9% sobre dezembro de 2012 e de 3,6% no acumulado do ano, fechando com o menor resultado dos últimos 10 anos. Quanto à receita nominal, as taxas foram de 8,7% e 8,9%, respectivamente.

 

 

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários