Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cai o índice de confiança do empresário catarinense

Publicado em 31/01/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense de janeiro apresentou queda de -4,4% na comparação com dezembro de 2013, ficando na casa dos 126,9 pontos. O índice segue expressando otimismo dos empresários, principalmente em relação às expectativas de que a economia cresça no médio prazo.

A pesquisa aponta ainda que a percepção das condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) também apresentou baixa na comparação com janeiro e dezembro de 2013.

Na comparação anual, a queda foi de 3,8% e na mensal 4,9%. O índice, com a queda, ficou em 101,4 pontos, apenas um pouco acima da barreira dos 100 pontos, denotando um otimismo muito reduzido e frágil dos empresários do setor.

Dentre os subíndices que compõem o ICAEC, o de condições atuais da economia (CAE) apresentou a variação negativa mais relevante. A queda foi de 11,8%, passando de 93,1 pontos em janeiro de 2013 para 82,1 pontos em janeiro de 2014. Na comparação mensal, também houve queda (10,9%), explicada pelo recrudescimento da inflação no último mês.

Confira mais dados dos outros subíndices na pesquisa aqui.

O índice de expectativa do empresário do comércio (IEEC), que vem segurando o ICEC em uma situação de otimismo, caiu 5,9% na comparação mensal. Dos 163,5 pontos em dezembro de 2013, o índice foi para 153,8 pontos – o que indica que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futura, mas com cautela nessa projeção.

Também apresentou queda mensal (- 2,1%) o índice de investimento do empresário do comércio (IIEC), saindo do patamar de 128,3 pontos em dezembro de 2013 para o de 125,6 pontos em janeiro de 2014. Na comparação anual houve alta: 2,6%.

O resultado indica que os empresários catarinenses, em função de sua expectativa de recuperação da economia, mantêm uma percepção positiva em relação aos investimentos no setor, mesmo que as pressões inflacionárias e a deterioração fiscal acendem um sinal de alerta.

Para Federação do Comércio de Bens e Serviços de Santa Catarina (Fecomércio SC), mesmo que ainda seja um momento de otimismo, o momento atual da economia é de cautela para os empresários do comércio catarinense.

A confiança de que as vendas tendem a se recuperar durante o ano fundamenta esta percepção, entretanto, o atual momento, de inflação elevada, desvalorização do Real, desaceleração das vendas e aumento dos juros prejudica a confiança.

Como 2014 deve se configurar como uma repetição de 2013 – ano que teve menor crescimento econômico e pior desempenho das variáveis econômicas sem, no entanto, a ocorrência de sobressaltos significativos –, a confiança do empresário provavelmente ficará estável durante o ano, ainda otimista, porém não suficiente para uma retomada vigorosa dos investimentos.

 

 

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários