Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cai número de catarinenses endividados nas comparações mensal e anual

Publicado em 23/01/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de janeiro de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), revela que, na comparação entre o mês de janeiro deste ano e dezembro de 2013, o número de catarinenses endividados caiu de 88,3% para 84%.
 
Ainda segundo o estudo, na comparação anual, houve queda de 0,8 pontos percentuais (p.p.), e as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 85,7% das primeiras apresentam dívidas, 83,5% das segundas estão na mesma situação.
 
Nível de endividamento diminuiu mensalmente
 
O nível de endividamento das famílias diminuiu. A pesquisa mostra uma queda dos muito endividados (3,6 p.p.), passando de 21,9% em dezembro para 18,3% em janeiro.
 
Na faixa dos mais ou menos endividado houve alta, passando de 45,1% para 47,6%. Quanto aos pouco endividados, houve redução, passando de 21,2% para 18,1%.
 
Cartão de crédito
 
O cartão de crédito permanece na liderança dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 65% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem, respectivamente, os financiamentos de carros (12,4%), os carnês (11,3%) e os financiamentos de casas (3,9%).
 
Contas em atraso
 
Conforme a PEIC, a quantidade de famílias com contas em atraso apresentou alta na comparação anual. De 21,7% de famílias com contas em atraso em janeiro de 2013, temos em janeiro deste ano 24,6%.
 
Na comparação mensal, as famílias com contas em atraso apresentaram queda de 1,3 p.p., já que eram 25,9% em dezembro.
 
Outro dado revelado é que o tempo com contas em atraso se concentra acima dos 90 dias, representando 53,3% das famílias. O período entre 30 e 90 dias é de 21,3%. E, até 30 dias, apresenta 25,4%. Em geral, a média de tempo em dias para quitação das dívidas em atraso ficou em 64,6 dias, dado melhor do que o apurado no mês anterior (68 dias).
 
Confira mais dados e a pesquisa na íntegra aqui.
 
O nível de endividamento e inadimplência dos consumidores catarinenses de janeiro de 2014 apresentou uma melhora.
O número de famílias endividadas, as condições de pagamentos das dívidas futuras e a parcela da renda comprometida com dívidas apresentaram resultados menores que o mês anterior, apontando para um cenário de endividamento controlado e seguro, sem riscos de crise de inadimplência.
 
Para a Fecomércio SC, o que vem ocorrendo é que as famílias estão buscando menos o endividamento para realizar novas compras no varejo, ocasionando a desaceleração das vendas.
 
O fato de o endividamento estar melhorando é positivo, já que possivelmente isso garantirá um novo ciclo de aumento do consumo, ainda que não tão vigoroso como os registrados até 2012.
 
 
 

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários