Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pela sétima vez, SC lidera o transplante de órgãos no país

Publicado em 23/01/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O ano de 2013 foi de comemoração para a SC Transplantes. Além de Santa Catarina ser líder no país em número de doadores de órgãos e tecidos - pela sétima vez em oito anos -, foram autorizadas uma média de três doações de órgãos e feitos três transplantes no Estado em um só dia.

Em 2013, a SC Transplantes beneficiou 1.174 mil pessoas. Foram 26,8 doadores por milhão de população, enquanto a média nacional ficou em 13,3.

A secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, avalia que o trabalho da SC Transplantes é motivo de orgulho para Santa Catarina. “Os números demonstram o empenho do Estado em proporcionar à população saúde pública de qualidade”, destaca.

O coordenador da SC Transplante, Joel Andrade, enfatiza que o Estado tem o melhor índice de doação de órgãos e tecidos por população do país. “Em 2013, realizamos 1.175 transplantes. Os órgãos mais transplantados são os rins, com 268 procedimentos, seguido do fígado, com 116 transplantes. O tecido mais transplantado foi a córnea, com 504 procedimentos”, explica.

Santa Catarina conta com uma Central de Notificação (SC Transplantes), três Organizações de Procura de Órgãos e 36 comissões hospitalares de transplantes. “Em 2013, tivemos doações de órgãos e tecidos em 47 hospitais, localizados em 25 municípios catarinenses.

Em cada unidade temos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde aptos a identificar os possíveis doadores, fazer o primeiro contato e realizar entrevista com os familiares, além de auxiliar em todo o processo da doação de órgãos”, explica Andrade, enfatizando que a decisão de doar o órgão é da família.

Para que o processo de transplante de órgãos e tecidos em SC funcione cada vez melhor, os profissionais do Estado receberam capacitação de 12 cursos regionais e dois estaduais no ano de 2013.

Os treinamentos referem-se à atuação em situações junto aos familiares do paciente, ao processo de comunicação dos óbitos aos familiares do paciente, como proceder nas entrevistas para a doação de órgãos e tecidos e doação e captação de tecido ocular para transplante.

“Estamos satisfeitos com os trabalhos, os cursos e as capacitações que desenvolvemos em 2013 e também otimistas com os índices de doações e transplantes”, enfatiza o coordenador da SC Transplantes.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários