Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cidadãos já podem acessar imagens da invasão de 8 de janeiro

Publicado em 25/04/2023 Editoria: Governo Comente!


Reprodução/redes sociais

Reprodução/redes sociais

Qualquer pessoa já pode ter acesso às imagens da invasão ocorrida no dia 8 de janeiro, gravadas pelo circuito interno do Palácio do Planalto. Elas foram disponibilizadas pelo Gabinete Institucional da Presidência da República no site gov.br/GSI.

As imagens estavam sob sigilo por fazer parte de inquérito policial que investiga os ataques, mas trechos delas foram divulgadas pela CNN na última quarta-feira. Na sexta, o ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra do sigilo das imagens para envio à investigação que está em andamento no STF.

O então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão depois de aparecer nas cenas junto com outros funcionários da pasta, no momento em que os vândalos invadiam o Palácio.

Alexandre de Moraes determinou que todos eles fossem ouvidos pela Polícia Federal no prazo de 48 horas. Nove militares identificados foram ouvidos nesse domingo. Já o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, prestou depoimento na sexta-feira.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, os depoimentos à PF são importantes para apurar responsabilidades.

O ministro Padilha afirmou ainda que o presidente Lula solicitou ao ministro interino do Gabinete Institucional, Ricardo Capelli, que faça um Raio-X dos servidores que estão hoje no GSI e que possam ter participado dos atos golpistas.

Em nota, o GSI, informou que os agentes estavam buscando esvaziar o quarto e o terceiro piso para concentrar os invasores no segundo andar, onde foram presos depois da chegada da Polícia Militar do Distrito Federal.

Informou ainda que as ações dos agentes da pasta, no dia da invasão, estão sendo investigadas e, caso sejam comprovadas condutas irregulares, eles serão responsabilizados.
 

Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - https://agenciabrasil.ebc.com.br/

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários