Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Confira o funcionamento dos serviços públicos estaduais no feriado de Corpus Christi

Publicado em 15/06/2022 Editoria: Governo Comente!


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Os serviços do Executivo catarinense terão ponto facultativo nesta quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17. As atividades retornam em horário normal na próxima segunda-feira, 20 de junho. A medida, estabelecida por meio de Decreto editado pelo governador, é para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Governo do Estado.

Os feriados e os pontos facultativos não se aplicam aos serviços considerados essenciais, que deverão funcionar com escala de plantão ou ato publicado por autoridade competente.

:: Veja como ficarão os serviços dos órgãos públicos estaduais:

Segurança Pública

As delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como a Polícia Científica funcionarão em esquema de plantão/escala.

Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual (www.pc.sc.gov.br). A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) orienta a população que em caso de emergência acione a coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A DCSC permanece de plantão para apoiar os municípios em caso de situações adversas. O monitoramento climático e a emissão de alertas podem ser acompanhados no site e redes sociais da DCSC. Também é possível cadastrar os telefones para receber alertas via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.

Saúde

Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão funcionando normalmente.

Hemosc

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) estará fechado na quinta-feira e terá atendimento normal na sexta-feira.  

Vacinação

Em relação à vacinação, é importante consultar o município, já que as cidades possuem autonomia para determinarem o fluxo de vacinação conforme o avanço, sendo responsáveis pelo atendimento à população. A SES orienta que a vacinação não seja interrompida durante o feriado.

Educação

Há feriado nesta quinta-feira, 16/06, e ponto facultativo nesta sexta-feira, 17/06, para a Secretaria de Estado da Educação (órgão central) e as 36 Coordenadorias Regionais de Educação. Cada unidade escolar teve autonomia para definir em seu calendário, no início do ano letivo, a suspensão das atividades pedagógicas em pontos facultativos, com o posterior cumprimento de carga horária. Dessa forma, a família deve consultar diretamente a direção da escola para verificar se haverá atendimento nesta sexta-feira.

Celesc

A Celesc informa que não haverá atendimento nas lojas da empresa nos dias 16 e 17 de junho, respectivamente, quinta e sexta-feira, devido ao feriado de Corpus Christi.

Os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente, e todos os serviços essenciais serão mantidos. Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 08000 48 0196 ou enviar SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta. Outra maneira rápida de protocolar ocorrências de queda de energia é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play.

Para assuntos comerciais, consulte o site www.celesc.com.br ou contate o Call Center, pelo 08000 48 0120, que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana. O consumidor pode, ainda, a qualquer tempo, obter informações e solicitar serviços na Agência Web do portal www.celesc.com.br.

Casan

A Casan mantém aequipes operacionais reforçadas para os serviços essenciais de captação, tratamento e distribuição de água na quinta e sexta-feira, assim como os trabalhos para coleta e tratamento de esgotos. Atendimentos presenciais serão fechados, com canais permanentes para solicitação de serviços e comunicação de emergências pela Central 0800 643-0195, além do Aplicativo CasanSC e chat 24 horas no site www.casan.com.br.

Procon e Sine

Seguirão a determinação do Decreto e estarão fechados na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de junho. O Sine conta com o atendimento pelo aplicativo do Governo Federal, (Sine Fácil) onde pode ser feito o acompanhamento das vagas via aplicativo e dar entrada no seguro desemprego. O aplicativo pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.

Jucesc

A Jucesc possui o sistema 100% digital, funciona todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Cultura

Os espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) atenderão em horários diferenciados no feriado de Corpus Christi.

Centro Integrado de Cultura (CIC)

Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)

Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)

Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa

Biblioteca Pública de Santa Catarina

Casa da Alfândega

Museu Etnográfico Casa dos Açores

Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras

Casa de Campo do Governador Hercílio Luz

Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Teatro Governador Pedro Ivo

Teatro Ademir Rosa

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários