Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

COLOQUE O BLOCO NA RUA, MAS PREVINA-SE DO HPV!

Publicado em 24/02/2022 Editoria: Saúde Comente!


 

Vai pular carnaval? A dica é: pule com consciência e cuide da sua saúde!!

As festas de fevereiro e março, tão esperadas durante o ano todo acendem um alerta para a saúde. A preocupação com diversão é tanta que é fácil esquecer dos cuidados mais básicos com a saúdepor isso aumenta o risco da transmissão de doenças.

Entre elas, está o HPV, que pode ser transmitido facilmente por qualquer tipo de contacto sexual, genital ou oral. Por isso, a transmissão pode ocorrer mesmo que não tenha relações sexuais. O uso de preservativo é fundamental, pois protege das infeções sexualmente transmissíveis e de uma gravidez não desejada, mas não assegura a proteção completa no caso do HPV. E detalhe: o HPV não produz sintomas ou sinais visíveis, por isso qualquer um pode se infectar ou transmitir o vírus sem saber.

Para isso, hoje no Brasil é tão incentivada a vacina contra o Papiloma Vírus Humano, tanto para homens quanto para mulheres, inclusive em crianças a partir dos 9 anos. A vacinação é eficaz para prevenir novas infeções, mesmo que já tenha estado em contacto com o vírus.

É importante lembrar, que a contaminação pelo HPV pode causar alguns tipos de câncer. O de colo de útero é o mais comum e mais grave também. São milhares de diagnósticos todos os anos no Brasil.

Hoje a vacina é oferecida pelo SUS para alguns públicos, e também na rede privada em clínicas especializadas em imunização. Na Primme Vacinas, por exemplo, todas as salas de imunização da rede em Florianópolis, São José, Palhoça e Balneário Camboriú, tem a aplicação dessa vacina. A enfermeira e epidemiologista Vanessa Maciel reforça a importância de iniciar os cuidados ainda com as crianças, para chegar a fase adulta com a proteção já garantida.

"Ainda pouco conhecida, a Vacina do HPV ajuda o corpo a produzir os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, pois estará protegida", explica Vanessa.

Além da Vacina, o diagnóstico precoce ajuda no tratamento, para isso é importante fazer o acompanhamento médico.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários