Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O PT tem em sua história uma quase "ficha policial", diz Alexandre Garcia.

Publicado em 11/02/2022 Editoria: Política Comente!


Imagem: redes sociais

Imagem: redes sociais

Nesta quinta-feira (10), o jornalista Alexandre Garcia divulgou que o PT completou 42 anos de existência e fez alguns apontamentos sobre a tragetória do partido em seu canal do YouTube.
 
O partido dos trabalhadores (PT) foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 e foi a esperança para milhões de brasileiros. Porém quando seu líder, Luís Inácio Lula da Silva, assumiu o comando do país como Presidente, o partido decepcionou a população.
 
- O PT tem em sua história uma quase "ficha policial", disse Garcia.
 
Acompanhe os fatos que aconteceram com os líderes do partido:
 
O mais ilustre do partido, fundador,  líder e ex-presidente do Brasil: Luís Inácio Lula da Silva, foi condenado em várias instâncias.
 
 A condenação mais comentada no Brasil ocorreu em 12 de julho de 2017, quando o juiz federal Sergio Moro condenou o ex-presidente  a nove anos e seis meses de prisão na ação penal referente ao caso do triplex, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Porém o STF não absolveu Lula, mas ‘zerou o jogo’ para petista quando  entendeu que Moro não atuou com equidistância e imparcialidade e após anulações, Lula é "ficha limpa" e pode disputar eleições. 
 
Entenda: Com isso, as condenações do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, e as ações sobre a sede e doações do Instituto Lula voltam à primeira instância no Distrito Federal. Ou seja, as duas condenações em segunda instância do petista deixam de valer e ele se livra, ao menos neste primeiro momento, do impedimento da Lei da Ficha Limpa. Lula ainda tem um caminho árduo para provar sua inocência.
 
A outra líder, dirigente do partido e ex presidente do Brasil, Dilma Rousseff julgada e condenada pelo Senado Federal por crime de responsabilidade no processo de impeachment.
 
O principal ministro que o PT teve foi José Dirceu que renunciou, foi cassado e condenado a 23 anos  e 3 meses de prisão por corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção na Petrobrás pela Operação lavo jato.
 
Dois ministros da fazenda foram presos: Antônio Palocci e Guido Mantega.
 
Foram presos também os tesoureiros do PT: João Vaccari Neto, Delúbio Soares e Paulo Ferreira.
 
Ex-presidente do PT, José Genuíno, preso, condenado no mensalão.
 
Em seu site, o Poder 360 fez um levantamento e listou 18 "ilustres petistas" que foram presos, condenados, investigados, indiciados e réus. Entre eles: presidentes, tesoureiros, ministros, governadores e líderes.
 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários