Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

ALERTA: VERÃO É PERÍODO DE TRANSMISSÃO DA FEBRE AMARELA

Publicado em 07/02/2022 Editoria: Saúde Comente!


A vacina é a única maneira de combater a doença

 

O verão não é apenas esperado por todos que amam o calor. Por ser uma estação de chuvas e tempo quente, é propício também para a reprodução e desenvolvimento dos mosquitos. Essas condições climáticas e ambientais são muito favoráveis para reprodução do mosquito transmissor da febre amarela. O período de maior transmissão dessa doença ocorre entre os meses de dezembro a maio. A vacina é a melhor maneira de prevenir a doença.

Como a transmissão ocorre pela picada de mosquitos infectados com o vírus, o que é difícil de controlar, o combate à doença está na vacina, que pode ser aplicada a partir dos 9 meses de idade, com segunda dose antes de completar 5 anos. Em caso de adultos que não tenham a confirmação da vacina, o imunizante pode ser aplicado em dose única até os 60 anos, acima disso é necessário recomendação médica.

A enfermeira Mariana Fernandes, responsável pela sala de vacinação da Primme Vacinas, explica que uma das principais contraindicações no caso desta vacina é para alergia severa ao ovo. E claro, se a pessoa tiver aplicado alguma vacina de vírus vivo, precisa aguardar pelo menos 30 dias para aplicar a da Febre Amarela, que também é de vírus vivo. Por isso, antes de se imunizar, converse com a enfermeira ou profissional da saúde no postinho ou na clínica", explica.

A vacina da Febre Amarela é documento obrigatório para quem realiza viagens internacionais para determinados países. A Primme Vacinas é credenciada pela Anvisa, para emissão de certificado internacional de viajante, o que é muito importante.

"Fique atento aos sintomas: febre alta, dores de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e pele amarelada. Busque uma unidade de saúde o mais rápido possível", alerta Mariana Fernandes.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários