Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Barroso critica Bolsonaro e não vai discutir o voto impresso

Publicado em 03/02/2022 Editoria: Política Comente!


Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro do Supremo Tribunal Federal (STF), começa o ano do Judiciário no TSE com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao voto impresso.
 
O magistrado, que presidirá a Corte eleitoral até fevereiro, defendeu a urna eletrônica e destacou que tem feito todos os esforços para combater as fake news nas eleições deste ano.
 
O presidente do TSE disse que a Corte prega pela transparência e criticou Bolsonaro por ter divulgado um inquérito da Polícia Federal (PF) que continha dados sigilosos do tribunal relacionados.
 
Em rrazão do vazamento, o presidente da República virou alvo de uma investigação no STF.
 
Na última sexta-feira (28), Bolsonaro faltou ao depoimento que deveria prestar sobre o caso, na Polícia Federal, sob a alegação de ter exercido seu "direito de ausência".
 
 
Sobre o voto impresso, Barroso disse que não há "qualquer sentido" em retomar a discussão. Segundo ele, voltou a "circular" notícias de que o debate poderia ser retomado, mas o magistrado rejeitou tal possibilidade. 
 
O presidente do TSE entende que retomar a discussão constituiria uma tentativa deliberada de "tumultuar" o processo eleitoral.
 
"Para a Justiça eleitoral já não daria tempo de operacionalizar o desenvolvimento de um novo sistema, fazendo protótipo da impressora, que não é uma urna pronta de balcão, mas é customizada para garantir o sigilo, não daria tempo para fazer a licitação e produzir 500 mil impressoras", ponderou.
 
 
Até o momento, o TSE não esclareceu o pedido demandado pelos militares sobre a urna eletrônica.
 
 
 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários