Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

IMA resgata mais 1,7 mil animais silvestres terrestres entre primavera e verão

Publicado em 14/01/2022 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto: Arquivo/Instituto Espaço Silvestre

Foto: Arquivo/Instituto Espaço Silvestre

Períodos de fartura de alimento para maioria das espécies de animais, a primavera e o verão são também as estações do ano as quais há maior incidência de chuva e do calor. Consequentemente, há maior crescimento, floração e frutificação das plantas, favorecendo também a reprodução e a circulação de animais silvestres. É nesta época em que o serviço de resgate do IMA registra aumento nas ocorrências.

Desde o fim de setembro, o serviço já realizou 1.717 resgates, mesmo considerando que o verão só termina em março. No inverno e no outono, o IMA resgata em média 600 espécimes no estado. Dessa forma, após o dia 22 de setembro houve um aumento da demanda em mais de 35% em relação aos outros períodos.

"O atendimento de um animal que esteja em condição de sofrimento por questões relacionadas à ação humana, como atropelamento, ataques por animais domésticos, choque com vidraças, com fios de energia elétrica e com fios de pipas com cerol, é a nossa prioridade. Cada animalzinho resgatado, curado e devolvido para a natureza representa muitas vezes a garantia de futuras gerações e consequentemente a garantia da diversidade dos seres vivos", lembrou a gerente de Biodiversidade e Florestas do IMA, Ana Cimardi.

Vale destacar que o atendimento de um animal silvestre terrestre e&769; feito pela equipe do IMA, exclusivamente, nos casos em que o animal esteja ferido, doente ou e&769; um filhote sem a presenc&807;a dos pais. O serviço deve ser solicitado, tão somente, por mensagem de texto no Whatsapp, para o número (48) 9.8808-3372. Sempre de segunda a sexta-feira, das 13h a&768;s 17h, pois na&771;o há registro de hora&769;rio de planta&771;o para esse servic&807;o. No contato, o cidada&771;o deve informar o nome completo, CPF, enderec&807;o do local da ocorre&770;ncia e enviar fotos do animal. Em casos de extrema urge&770;ncia e fora do hora&769;rio de atendimento do servic&807;o, o cidada&771;o deve registrar a ocorre&770;ncia pelo nu&769;mero da emerge&770;ncia policial 190.

Por ano, sa&771;o resgatados ou apreendidos, em me&769;dia, quatro mil animais das mais variadas espe&769;cies em Santa Catarina. Estes animais sa&771;o encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Floriano&769;polis, onde sa&771;o atendidos, avaliados, reabilitados e encaminhados para soltura em sua maioria.

O IMA tem investido constantemente em infraestrutura e aquisição de materiais para atender às demandas. Recentemente o Instituto adquiriu novos furgões e picapes, que são utilizados pela Diretoria de Biodiversidade e Florestas, para ajudar no resgate, transporte e soltura de fauna silvestre, entre outros serviços e demandas inerentes à conservação da biodiversidade, entre elas a gestão das Unidades de Conservação Estaduais.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários