O número de empresas abertas entre janeiro e dezembro de 2021 representou o maior recorde histórico anual nos 128 anos de existência da autarquia, segundo levantamento da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). O saldo positivo de novos negócios em funcionamento no estado no ano passado chegou aos 138.032. Este número é a diferença entre todas as aberturas (204.954) e extinções (66.922) no período.
Ao analisar o resultado de 2021, o dado mostra alta de 19% em novos negócios se comparado com o ano de 2020 (saldo 115.571) e, crescimento de 42% em relação a 2019 (saldo 97.034), período em que não existia a pandemia da Covid-19. Para o Presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs, além de contar com um povo empreendedor, a sucessão dos recordes é fruto também de um ambiente de negócios mais favorável, assim como os investimentos do Governo na simplificação do registro empresarial e políticas públicas de apoio ao empreendedor.
“Como tenho dito, o bom desempenho do estado tem sido uma constante e deve seguir positivo nos próximos meses. Desde 2019, a Jucesc está trabalhando em várias frentes, nunca deixando de lado a sintonia com os demais órgãos do governo, para garantir que os catarinenses tenham facilidade para concretizar o sonho de abrir seu próprio negócio, ou quando necessitam fechar o mesmo. Estamos dia após dia realizando um trabalho minucioso, visando eliminar cada vez mais a burocracia e atender às demandas sempre com muita eficiência, qualidade e rapidez aqui na Junta”, enfatiza Bugs.
Conforme o Observatório Jucesc, entre os negócios abertos em 2021 no estado, considerando o saldo de novas empresas, o setor de comércio liderou com 29.949 empreendimentos. Seguido por: indústria de transformação (16.360); construção (15.381); atividades profissionais, científicas e técnicas (11.082); outras atividades de serviços (10.867); atividades administrativas e serviços complementares (10.580); alojamento e alimentação (9.993); transporte, armazenagem e correio (9.679); educação (5.964); informação e comunicação (4.511); saúde humana e serviços sociais (3.880); serviços domésticos (3.242); atividades imobiliárias (2.533); entre outros.
Os dados apresentados pelo Observatório Jucesc refletem ainda, o ritmo da continuidade da retomada econômica no estado e revelam uma tendência de mercado, o empreendedorismo como oportunidade ou necessidade. O saldo das naturezas jurídicas de 2021 confirma o fato. Só no ano passado, cerca de 80% dos novos negócios foram MEIs (108.469).
Hoje, o total de empresas ativas em Santa Catarina é de 1.098.820.
Com os indicadores econômicos atuais do estado e, também, o conjunto de informações do Observatório Jucesc, que apresenta crescimento ano após ano, a expectativa da autarquia é de que o número de novos negócios continue subindo em Santa Catarina neste ano. Portanto, o foco da Junta continuará na simplificação e desburocratização ainda mais dos processos de registro mercantil.
“Um dos novos serviços que devemos lançar é o balcão único, que permite abrir empresas de forma gratuita, com validações automáticas e num procedimento único. Por este método, não será necessário passar pelas etapas tradicionais de viabilidade, DBE, registro, inscrição municipal e licenciamento. Foco em ainda mais segurança, transparência, simplificação e agilidade nos processos. Mas esta é apenas uma das ações que estão chegando neste ano. Estamos preparando muitas novidades, visando sempre manter a excelência nos serviços prestados, com gestão em constante evolução e inovação”, finaliza o presidente Gilson.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)