Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina é o quarto estado do país que mais consome GNV

Publicado em 16/12/2021 Editoria: Economia Comente!


Divulgação: SC Gás

Divulgação: SC Gás

Mais econômico e sustentável, consumo do combustível cresceu 13% no último ano

O relatório consolidado das associadas da ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) mostrou que Santa Catarina é o quarto estado do Brasil que mais consome GNV (Gás Natural Veicular), atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Em novembro, o Estado consumiu 373.323 m³ por dia de GNV, um crescimento de 13% comparado ao mesmo período em 2020.

 

O relatório mostrou também que a SCGÁS é a terceira distribuidora do país com mais postos de combustíveis abastecidos, com 137 postos de GNV. Em 2021, mais de 3.000 motoristas converteram o carro e segundo o Denatran, 112.500 veículos rodam com o combustível no Estado. 

 

"O GNV é o combustível mais econômico em Santa Catarina e é vantajoso, principalmente, para os motoristas que rodam grandes distâncias, como motoristas de aplicativos e representantes comerciais. Nós vamos continuar ampliando os postos de abastecimento para levar GNV para novas regiões catarinenses. No próximo ano, de acordo com o orçamento da Companhia, iremos ligar 8 novos postos e, até 2025, a projeção é ligar 25 novos postos", explica Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da gerência comercial industrial e veicular da SCGÁS.

 

Diferentemente dos combustíveis líquidos, a tarifa do GNV é regulada pela ARESC (Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina) e varia apenas duas vezes ao ano, em janeiro e julho. Atualmente, considerando os preços médios praticados dos combustíveis em novembro, com base no levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a competitividade do GNV é de 45% em relação a gasolina e de 59% quando comparado ao etanol.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários