Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

“Pesto alla Genovese”

Publicado em 01/11/2020 Editoria: Gastronomia Comente!


Foto:  Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

Foto: Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

Olá!

Tudo bem?

“Pesto alla Genovese”, já ouviu falar? 

 Esse molho tipicamente italiano tem origem na região da Liguria, norte da Itália. Seu preparo é bastante simples e o diferencial está na qualidade dos insumos. É um molho versátil e pode ser servido como opção de antepasto com pãezinhos ou torradas, tempero para salada ou até mesmo guarnecendo pratos principais como spaghetti, gnocchi, lasanha e tantas outras preparações.

Seus ingredientes são folhas de manjericão frescas, alho (s/ o miolo), azeite de oliva extra virgem, pinoli, sal, pimenta e um bom queijo parmesão. Originalmente o pesto é feito em um “pilão” de mármore e posteriormente macerado. Mas os insumos e o modo de preparo da receita de hoje têm algumas adaptações que vão facilitar bastante.

Antes da receita, algumas dicas importantes:

Ingredientes  

240 Ml de Azeite de oliva extra virgem
01 Mço de Manjericão ( somente as folhas )
50 Grs de Parmesão ralado
50 Grs de Nozes
01 Dente de alho ( s/ o miolo)
Sal e pimenta do reino
Gelo e bicarbonato ( para branquear)

Modo de Preparo

Desfolhe o maço de manjericão e reserve as folhas. Em uma panela coloque água e leve em fogo alto até ferver. Ao ferve, acrescente 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e em seguia o manjericão. Deixe por aproximadamente 30 segundos e retire com a ajuda de uma escumadeira
.

Mergulhe imediatamente em um bowl com água e gelo. Deixe por mais 30 segundos e depois retire, escorrendo o máximo de água que conseguir. Em um copo de liquidificador coloque os seguintes ingredientes – azeite de oliva, parmesão, nozes e o alho.

Bate até que fique uma mistura homogênea. Então acrescente o manjericão e bate por mais 30/40 segundos. Acrescente uma pedra pequena de gelo e bate mais um pouco. Acerte sal e pimenta e transfira para um pote de vidro, devidamente esterilizado, envolva em um papel alumínio e guarde-o na geladeira.

Sempre que quiser usar o molho, retire 30 minutos antes da geladeira e deixe em temperatura para que fique mais cremoso.


O uso dele fica de acordo com a sua criatividade! E não esqueça, se fizer, não esqueça de nos marcar!

Mari Barreto
Chef e Confeiteira
@bonbini.doces @casa.defilo

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários