Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Bruschetta

Publicado em 18/10/2020 Editoria: Gastronomia Comente!


Foto:  Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

Foto: Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

Olá!

Para quem me acompanha por aqui, já deve ter percebido o amor que tenho pela Itália visto as receitas que compartilho com vocês.

Esse amor é um caso antigo, e deve-se também ao fato de ter morado por lá durante um ano. A Itália é um país acolhedor, incrível e encantador. Não tem como não se apaixonar pela sua geografia, arquitetura e principalmente pela sua gastronomia. Decidi dividir com vocês hoje uma receita clássica!  Ela faz parte de qualquer “aperitivo” italiano e é bastante conhecida aqui no Brasil. Estou falando da BRUSCHETTA!

Seu nome deriva de “brusciato”, ou seja, queimado, levemente tostado e sua origem se deu nas regiões de Lazio e Abruzzo. A bruschetta nada mais é do que um pãozinho italiano levemente tostado e crocante por fora e macio no seu “miolo”. O sabor mais tradicional leve parmesão, tomates cortados em cubos e folhas de manjericão fresco. Mas você pode usar a imaginação e criar uma infinidade de sabores.

Ela serve maravilhosamente bem como entrada de um menu ou como aperitivo para um encontro com amigos. É simples e rápida de preparar, e você pode fazer com os insumos que tem disponível em casa. Mas, a receita de hoje é um pouco mais elaborada e tem um toque francês por conta do molho que vou ensinar, ela vai dar glamour e sabor para o seu momento.
Então anota os insumos e presta atenção nos detalhes.

Bruschetta de camarão apimentado, com remoulade, parmesão e amêndoas defumadas.
Para a Bruschetta

4 Fatias de pão italiano
Azeite de oliva para untar

 

Cortar em fatias de aproximadamente 2 cm, unte bem dos dois lados com azeite de oliva e leve em “toste” na frigideira em fogo alto até que fiquei ligeiramente dourada. Reserve.


Remoulade

1 Ovo inteiro
200 Ml Óleo de Girassol
1 Dente de alho ( s/ gérmen)
1 colher de chá de vinagre ( maçã ou vinho branco)
40 Grs de Alcaparras
40 Grs de Pepino em conserva
1 colher de chá de mostarda amarela
Sal e Pimenta do Reino
02 raminhos de salsinha fresca

Descasque o alho, corte ao meio e retire o “gérmen”. Em um bowl pequeno, coloque o ovo inteiro peneirado, o alho já picado e uma pitada e sal com pimenta. Bata com o mixer e aos poucos vá acrescentando o óleo de girassol. Coloque aos pouquinhos. Em seguida adicione o vinagre. Quando o molho já estiver consistente, pare de bater, adicione as alcaparras e o pepinos cortado em cubinhos, a salsinha e misture bem. Por fim adicione a mostarda e reserve.

Para o camarão

200 grs de camarão médio descascados
Azeite de Oliva
Raspas de limão siciliano
Pimenta do reino
Sal
Conhaque ou Cachaça

Tempere o camarão com sal, pimenta e as raspas de limão. Se quiser, pode usar um pouco do suco de limão. Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e salteie os camarões, dos dois lados. Por fim, adicione 2 colheres de sopa da bebida alcoólica e flambe os camarões por 1 minuto até evaporar todo o álcool. Reserve.

Para a montagem

Com os pães já tostados, passe uma camada generosa de remoulade, coloque os camarões por cima. Tempere com mais um “tantinho” de pimenta, lembre-se “camarão picante”. Por fim coloque algumas amêndoas defumadas picadas por cima, um fio de azeite de oliva e parmesão ralado. Leve ao forno alto por 3 minutos e sirva imediatamente.

Serve 4 porções

Essa foi uma das entradas MAIS pedidos do menu que fiz em um Bistrô em Floripa. Espero que gostem e se fizerem, não esqueçam de nos marcar!



Mari Barreto
Chef e Confeiteira
@casa.defilo

@bonbini.doces
 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários