Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

6° Encontro catarinense de cirurgia plástica

Publicado em 05/12/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Especialistas de todo o Estado reúnem-se na Capital para programação científica e comemoram os 30 anos da SBCP-SC

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de Santa Catarina realiza neste sábado (07/12), no hotel Blue Tree Towers Florianópolis, o 16° Encontro Catarinense de Cirurgia Plástica. Especialistas de diversas regiões do Estado acompanharão uma agenda científica de palestras, mesas-redondas, exposição de produtos e serviços,das 8h30 às 19h20, além da programação social que reunirá os participantes às 20h para um jantar de confraternização, homenagens e o lançamento de um livro sobre os 30 anos da SBCP-SC.

“Este deve ser o maior de todos os encontros e com mais convidados de projeção nacional e internacional”, prevê o presidente da regional, Zulmar Accioli.

Vinte trabalhos científicos serão apresentados, abordando diversos aspectos da cirurgia plástica estética e reparadora, como lifting e contorno facial, cirurgia da face em idosos, uso de próteses e reconstrução mamárias, mamoplastia (redução dos seios), maxoplastia (levantamento dos seios), lipoenxertia no contorno corporal, lipoabdominoplastia (lipoaspiração associada à plástica do abdômen), melhora da respiração com rinoplastia (nariz), queimaduras, microcirurgia em reconstrução de cabeça e pescoço.

Os presidentes da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Isaps), Carlos Oscar Uebel; da SBCP Nacional, José Horácio Aboudib Junior; das seccionais do Paraná, André Auersvald; e do Rio Grande do Sul, Paulo Becker do Amaral; como também o diretor-geral do Departamento de Eventos Científicos da SBCP Nacional, Níveo Steffen; e o coordenador nacional dos Mutirões Assistenciais e Filantrópicos de Cirurgia Plástica e diretor do Departamento de Assistência Social da SBCP, Pedro Djacir Escobar Martins; também estarão entre os relatores.

O evento tem o patrocínio da Allergan, Cereform, Euromed, Eurosilicone, Galderma, MDSG, Mentor, Polytech e Silimed.

30 anos

Os 30 anos de fundação da SBCP-SC serão comemorados com o lançamento de um livro, durante o jantar de encerramento do Encontro. Impresso pela Gráfica Darwin, em Florianópolis, a publicação de 166 páginas sai com tiragem inicial de 1.000 exemplares. “O texto conta a história destas três décadas de construção de uma instituição pujante e, principalmente, de credibilidade junto à sociedade catarinense”, adianta no prefácio Accioli, que organizou a obra.

No capítulo inicial, o primeiro presidente da entidade, Rodrigo D’Eça Neves, discorre sobre os 42 anos da prática desta especialidade médica no Estado, sendo ele o pioneiro. Apesar de alguns poucos registros das décadas de 1930, 1950 e 1960 mencionarem a cirurgia plástica realizada de forma isolada por médicos não especialistas, foi D’Eça Neves quem atuou em Santa Catarina com a titulação inédita, conferida pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em 1971.

Em seguida, vieram da pós-graduação – geralmente cursada no Rio de Janeiro, São Paulo ou exterior – os colegas João Francisco do Valle Pereira, Luiz Fernando Duarte, Iberê Pires Condeixa, Alfredo Spautz Granemann, Manoel Barcelos Rosa, Izaltino Vargas, Luiz Antonio Dias de Castro, Marco Antonio Cavalcanti, Edson Parisi, Renato Bez Batti, Valmor Elpo, Waldir Zucco e Jorge Bins Ely. Em 1983, Santa Catarina já somava três membros titulares na SBCP Nacional, o que permitiu pleitear a criação da regional, emancipando seus profissionais das demais seccionais da região Sul. A SBCP-SC, hoje, tem 163 membros, sendo 35 titulares.

Bins Ely relata no capítulo seguinte os cursos e eventos realizados ou copromovidos pela SBCP-SC desde a sua fundação oficial, em 18 de outubro de 1983. Além dos 15 encontros catarinenses anteriores, foram 10 jornadas sul-brasileiras (1984, 1988, 1991, 1994, 1997, 2000, 2003, 2007, 2009 e 2012) e dois congressos brasileiros da categoria (1989 e 2004), sendo que o Estado volta a sediar o evento nacional em 2017, na Capital.

Constam ainda informações sobre as publicações científicas e o Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital Universitário/UFSC, reconhecido como pós-graduação pela SBCP e por onde já passaram residentes do Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e República Dominicana.

Também foram incluídos um pequeno guia com a descrição dos procedimentos estéticos e reparadores mais executados no Brasil, normas de segurança e questões médico-legais, em textos assinados por membros da SBCP-SC. O livro finaliza com a lista de especialistas que integram a entidade, alguns acompanhados de minicurrículos. “O binômio segurança e informação é a grande marca da cirurgia plástica moderna”, preconiza Accioli.

 

 

 

 

› FONTE: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Comentários