Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Saiba como cuidar de cravos e espinhas no verão

Publicado em 05/12/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Especialista da Faculdade Inspirar dá dicas de como vencer a oleosidade com as altas temperaturas

 Verão, a estação preferida para tirar férias e curtir o sol é também a mais temida por quem tem pele oleosa, já que o clima é propício para o surgimento das acnes. Denise Xavier, coordenadora da pós-graduação em Fisioterapeuta Dermatofuncional e Cosmetologia da Faculdade Inspirar, explica como surgem os cravos e espinhas e indica que associar uma boa alimentação e visitas ao dermatologista é o melhor tratamento.

Os cravos e as espinhas são fases da acne, uma doença dermatológica que atinge as regiões onde nascem os pelos. Se uma bactéria se junta ao cravo, surge a espinha. Segundo Denise, “uma das causas da acne é a produção anormal de sebo, que leva a obstrução dos poros e geram os cravos, isso expõe a pele às bactérias”.

Muitas pessoas têm o costume de espremer essas infecções, o que não é indicado, já que as bactérias contidas debaixo das unham, podem causar sérios problemas como encefalite e meningite. “A inflamação também leva à destruição do colágeno, deixando sequelas como cicatrizes, desencadeando repercussões psicossociais com impactos negativos na qualidade de vida e da autoestima da pessoa”, alerta a especialista.

Para vencer esse problema que atinge adolescentes e adultos, o tratamento deve ser iniciado a partir da dieta. Carboidratos e leite desnatado devem ser evitados, pois estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O segundo passo é manter a pele sempre limpa: usar tonificantes, protetor solar com toque seco e lavar o rosto com sabonetes neutros duas vezes por dia.

 

 

› FONTE: Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa

Comentários