Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Brasil é um dos 3 países com recuo no PIB no 3º trimestre

Publicado em 05/12/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Diferentemente do segundo trimestre deste ano, quando a forte expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi destaque em termos de crescimento econômico na comparação com outros países, o Brasil foi um dos poucos países a registrar retração na economia no terceiro trimestre. Apenas França e Itália, com a mesma queda de 0,1% no PIB do terceiro trimestre ante o segundo, apresentaram retração.

O destaque de crescimento numa lista preparada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi a Coreia do Sul, com expansão de 1,1% no terceiro trimestre ante o período imediatamente anterior. Na América Latina, o México registrou avanço de 0,8%, na mesma base de comparação.

Na Europa, registraram avanço no PIB do terceiro trimestre ante o trimestre anterior o Reino Unido (0,8%) e a Alemanha (0,3%). A União Europeia como um todo registrou avanço de 0,2% no terceiro trimestre.

Na comparação com os Brics – grupo de países do qual fazem parte, além do Brasil, a Rússia; Índia; China e África do Sul -, o Brasil teve o terceiro maior crescimento no terceiro trimestre do ano. Com esses países, no entanto, só há comparação na base do terceiro trimestre ante o mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento de 2,2% no PIB do Brasil ficou abaixo dos 7,8% da China e dos 4,8% da Índia. África do Sul cresceu 1,8% e a Rússia, 1,2%

 

 

› FONTE: Vejamos

Comentários