Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ir pela escada é bom para a saúde

Publicado em 03/12/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Fazer atividade física é sabidamente necessário e, talvez nem fosse necessário falar sobre isto se todos tivessem o hábito de praticar atividades físicas. Pessoas fisicamente inativas, infelizmente, ficam com as portas abertas para certas doenças.

O difícil é mudar o hábito da falta de atividade física e do sedentarismo. Há muitas possibilidades de atividades físicas, mas nem sempre as pessoas encontram o gosto e determinam uma rotina para praticá-las. Uma das soluções mais fáceis para incentivar pessoas a sair do marasmo e a promover mudanças de hábitos é ir pela escada: uma forma simples de combater a inatividade.

Elevadores, esteiras e escadas rolantes estão aí para facilitar a vida, mas pense em evitar o uso em prol da saúde. O bom da escada é que, diferente da academia, não depende de nenhum ritual, troca de roupa ou dinheiro para fazer.

Basta mudar a maneira de pensar para preferir subir ou descer pela escada, uma atividade física vigorosa e de baixo impacto que faz muito bem para a saúde. Além disso, em prédios com cinco andares ou menos, costuma ser mais rápido pegar a escada do que esperar o elevador.

Descer ou subir escadas não requer a compra de qualquer equipamento caro e pode ser feito em diversos lugares. Tanto faz onde se pratique: em lugares públicos, em casa, em prédio residencial ou em edifício empresarial. Lembro que, em escadas muito movimentadas, como as de estações de trem ou metrô, convém manter-se à direita e, sempre, utilizar o corrimão.

São muitos os benefícios de subir e descer escadas regularmente: deixa o sistema musculoesquelético mais forte, melhora a aptidão cardiovascular e reduz o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer, diabetes tipo 2 e obesidade.

Por promover a perda de peso e a tonificação dos músculos, o uso de escadas é visto como uma ferramenta fundamental, assim como a caminhada, na luta contra a obesidade. Descer escadas é um bom exercício de equilíbrio e coordenação; muito útil para pessoas na terceira idade.

Uma pesquisa feita na Inglaterra mostra que subir escadas durante sete minutos por dia pode reduzir pela metade o risco de sofrer um ataque cardíaco em dez anos. Portanto, é bom para o coração.

A rotina diária de subir escadas é excelente para controlar o peso e, também, para reduzir o risco de doenças crônicas, o que inclui osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer de mama e de cólon. Uma outra pesquisa canadense, feita com pessoas com mais de 64 anos, revelou que subir escadas consome mais energia do que a musculação.

E uma outra diz que subir escada é bom para a musculatura, chegando a ajudar a modelar pernas e bumbum.

 

 

› FONTE: Printec Comunicação

Comentários