Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Palhoça discute plano de manejo do Parque da Serra do Tabuleiro

Publicado em 29/08/2017 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Parque Estadual da Serra do Tabuleiro / Foto: Zé Paiva - Acervo FATMA

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro / Foto: Zé Paiva - Acervo FATMA

O município de Palhoça foi sede de uma reunião promovida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), para elaborar um Plano de Manejo para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O encontro, que contou com a participação de diretores e técnicos da Fundação Cambirela do Meio Ambiente(Fcam), ocorreu na última sexta-feira (25), no auditório, no Bairro Pagani.

Foi a quarta reunião de uma série de nove. Antes, aconteceram encontros em Imaruí, Paulo Lopes e Florianópolis. As próximas reuniões acontecerão em Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho e Santo Amaro da Imperatriz.

Daniele Staut, coordenadora técnica da elaboração do Plano de Manejo do Parque, explicou que as reuniões podem ser consideradas oficinas de integração e diagnóstico, uma etapa de elaboração do plano. Nos encontros, durante e depois das palestras, são colhidos depoimentos das famílias que vivem nas comunidades no entorno do parque, que abrange terras de nove municípios: Palhoça, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Paulo Lopes, Garopaba e Imaruí.

Segundo a coordenadora Daniele Staut, "interessa muito, à Fatma, conhecer a percepção que as famílias, que vivem no entorno, têm sobre o parque. Além de um entendimento técnico, ao final da série de reuniões a Fatma terá uma visão aprofundada da realidade". Numa próxima etapa, "será elaborado um planejamento, uma ferramenta de gestão para administrar o parque", levando em consideração as regras de preservação e o relacionamento com as comunidades do entorno.

Parque da Serra do Tabuleiro

Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina, com área de 841 quilômetros quadrados, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de um por cento do território catarinense. Foi criada em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

A sede do parque está em terras de Palhoça, às margens da BR-101, a cerca de 40 quilômetros de Florianópolis. Cinco serras são protegidas pelo parque: a Serra do Tabuleiro, Capivari, Santa Albertina, Morretes e a Serra do Cambirela, com mais de mil metros de altura.

› FONTE: Baby Espíndola - Assessoria de Comunicação da PMP

Comentários