Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Florianópolis anuncia investimento para reduzir fila de espera na saúde

Publicado em 25/08/2017 Editoria: Saúde Comente!


Na última quarta-feira (23), foi anunciado um investimento de R$ 5 milhões em recursos próprios para a redução das filas de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas de Média Complexidade até o fim deste ano. Atualmente, 90 mil pessoas aguardam pelo agendamento na rede pública de saúde da Capital. Nos primeiros 30 dias, os exames laboratoriais, que atualmente são agendados em até 60 dias, já deverão ter este tempo reduzido para o prazo máximo de 15 dias.

Com o anúncio do prefeito Gean Loureiro, a Secretaria de Saúde lança o cronograma de editais de chamada pública para contratação de clínicas e laboratórios prestadores de serviços para o SUS. Até o fim do ano espera-se que as filas represadas desde a gestão passada, quando houve cortes nos contratos da área da saúde, comecem a ser diminuídas ou até zeradas, nos casos menos graves, para que o tempo de espera volte a ocorrer dentro dos limites considerados aceitáveis, de 30, 60 e 90 dias para os casos em que não há urgência.

Filas

Os exames laboratoriais têm, atualmente, uma fila represada de pouco mais de 5 mil pessoas. Estes serão os primeiros a ser resolvidos no pacote lançado pela Prefeitura. Já nesta quarta-feira (23) também está sendo lançado o edital de chamada pública para contratação de cirurgias eletivas de média complexidade.

O próximo edital pretende atender aos 19 mil pacientes de oftalmologia, atualmente sem prestadores de serviço contratados pelo SUS de Florianópolis. “Estamos lançando o edital de chamada pública em setembro, que envolve tanto consultas como exames e cirurgias em oftalmologia, para reduzir estas filas. Para isso, também pediremos aos prestadores contratados que nos ajudem com mutirões de atendimento”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Os próximos pontos a ser atacados serão as filas de cardiologia – de consultas a exames e cirurgias – oncologia, nefrologia, além do avanço nas filas para tomografia, ressonância magnética, Raio-X, cateterismo e ultrassonografia de mama.

Cronograma de publicação dos editais:
 

23 de agosto – quarta-feira

- Aditamento de contratos para exames laboratoriais.

- Lançamento do edital de contratação de serviços de saúde para realização de cirurgias eletivas de média complexidade.

 

08 de setembro – sexta-feira

- Lançamento do edital de credenciamento de serviços de oftalmologia (consultas, exames e cirurgias oftalmológicas);

- Assinatura do contrato com o Imperial Hospital de Caridade, que prevê:

- Cardiologia: consultas em cardiologia, exames de: ecocardiografia, eletrocardiograma holter, ergometria, MAPA,  cateterismo e cirurgias cardiologia.

- Oncologia: radioterapia, cirurgias oncologia, exames de: tomografia, colonoscopia, endoscopia.

 

14 de setembro – quinta-feira

- Lançamento do edital de credenciamento de serviços de exames de média e alta complexidade:

- Média complexidade - ultrassonografia, Raios-X, mamografia, biópsias

- Alta Complexidade - tomografia, ressonância magnética).

 

28 de setembro – quinta-feira

- Assinatura de contrato com objetivo de atender a pacientes com doença renal crônica(consultas em nefrologia, hemodiálise, diálise peritoneal).

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários