Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jardim Botânico de São José inaugura coleção de Cactos

Publicado em 18/08/2017 Editoria: Meio Ambiente Comente!


O Jardim Botânico de São José vai inaugurou na manhã desta sexta-feira (18), a coleção de Cactos que recebeu por meio de uma medida de compensação ambiental devido a cortes de vegetação do município. Aproximadamente 100 mudas de suculentas ganharam um espaço coberto e cercado, para que os visitantes pudessem prestigiar a coleção.

Desde outubro do ano passado, as espécies estavam vivendo em uma estufa, enquanto a equipe do Jardim Botânico providenciava um espaço adequado para que coleção pudesse ser admirada pela população josefense. A coleção conta com espécies do Peru, Austrália e de diversos lugares do Brasil, que precisam ser regadas a cada 30 dias e recebem fertilizantes a cada três meses. 

Ao chegar ao Jardim Botânico, à direita, foi construído um viveiro coberto para proteger da chuva e dos ventos, com grades nas laterais para facilitar o acesso dos insetos e morcegos, principais polinizadores, que visitam as flores e carregam o pólen de uma para outra para fazer o cruzamento e assim surgirem frutos e sementes. No entorno, foram plantadas outras mudas suculentas em meio a pedras, que ajudarão a formar o paisagismo e deixar o local ainda mais bonito. 

Para celebrar a conquista do município e a inauguração da obra, uma palestra sobre as três famílias botânicas Cactaceae, Apocynaceae e Euphorbiaceae será ministrada aos visitantes. A diferença entre as espécies, quais frutos são comestíveis e outras curiosidades sobre Cactos serão abordados pelo acadêmico de ciências agrícolas do IFC Paulo Roberto Winckler, que é produtor e colecionador de Cactos. A palestra está marcada para as 9h30min e será aberta ao público.

Segundo o diretor do Jardim Botânico de São José, Sérgio Stahelin, os jardins são feitos de coleções vivas ou mortas. "É muito importante termos aqui em São José coleções como essa, ainda mais se tratando de Cactos e espécies raras de três famílias botânicas diferentes", explica Sérgio Stahelin.

Inaugurado em agosto de 2015, no bairro Potecas, o Jardim Botânico conta com 160 mil metros quadrados de mata atlântica preservada e é o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina. O espaço está aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h. 

Impactos ambientais

O impacto ambiental foi cometido por uma empresa de construção civil e como medida de compensação ambiental, o empresário teve que investir cerca de R$ 10 mil em mudas. Para cada indivíduo nativo arrancado da vegetação, o autor do crime ambiental tem que pagar 10 mudas. Se a árvore não for nativa e for exótica, o autor tem que pagar cinco mudas. Os fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente estipulam um valor para cada muda e convertem em material para o Jardim Botânico.

› FONTE: Secretaria de Comunicação da prefeitura de São José

Comentários