Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Operação de segurança prende integrantes de quadrilha de “caixeiros”

Publicado em 03/08/2017 Editoria: Segurança Comente!


Os Órgãos de Segurança de Santa Catarina deflagraram, nessa quarta-feira (2), a operação Integração, que desmantelou uma organização criminosa que atuava na explosão de agências bancárias para a prática de furtos e roubos.

Os chamados "caixeiros" atuavam no Norte catarinense e em municípios paranaenses próximos à divisa com Santa Catarina. As investigações começaram em fevereiro de 2017. Nos últimos cinco meses foram presas 16 pessoas, 12 delas são suspeitas de integrar a quadrilha.

Início das investigações

A investigação teve início com uma ação do Batalhão de Operação Especial (BOPE) da Polícia Militar de Santa Catarina, no município de Irineópolis/SC. Com base no Relatório Técnico Operacional do BOPE, a Promotoria de Justiça de Porto União instaurou um procedimento investigatório criminal objetivando apurar a atuação de organização criminosa (conhecidos vulgarmente por "caixeiros") voltada a prática delitiva de furtos (qualificados) e roubos a instituições bancárias com emprego de artefatos explosivos e armamentos restritos ao uso das forças armadas e instituições policiais.

Segundo a apuração, o esquema criminoso investigado deve estar envolvido nas ocorrências de arrombamento e explosões de estabelecimentos bancários nos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Na operação foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão em residências nas cidades de Camboriú (SC), Balneário Camboriú (SC), Itapema (SC), Navegantes (SC), Brusque (SC), Rio Negrinho (SC), Água Doce (SC), Calmon (SC), Fazenda Rio Grande (PR), Quitandinha (PR), Araucária (PR), Curitiba (PR), Pinhais (PR) e Tijucas do Sul (PR). Também foram presos cinco em flagrante e cumprido um mandado de prisão.

No cumprimento dos mandados foram apreendidos diversos objetos relacionados com os crimes investigados e que serão encaminhados ao Poder Judiciário, tais como, cinco revólveres calibre 38; sete espingardas calibres diversos; munições; e 80 quilos de explosivos arrecadados na residência de um dos investigados, localizada no município de Camboriú/SC.

A operação desta quarta-feira foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina, juntamente com a Polícia Militar do Estado do Paraná, por meio do 17º BPM de São José dos Pinhais, e apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (BOPE, 15º BPM de Caçador, Companhia de Porto União, 23º BPM de São Bento do Sul e 12º BPM de Balneário Camboriú) deflagraram Operação INTEGRAÇÃO nos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Histórico de algumas ocorrências:

Roubo tentado ao Banco do Brasil em Irineópolis (SC): 08/02/017, por volta de 01h30 min;

Roubo ao Banco Bradesco na cidade de Mandirituba (PR): madrugada do dia 21/02/2017;

Roubo ao Banco Bradesco em Quitandinha (PR): 28/02/2017, por volta das 03h40min;

Roubo ao Banco do Brasil em Monte Castelo (SC): 16/03/2017, por volta das 03h;

Roubo ao Banco Bradesco em Quitandinha (PR): 28/02/2017, por volta das 3h40;

Roubo ao Banco Itaú em Quitandinha (PR): 29/03/2017, por volta das 04h da manhã;

Roubo ao Banco do Brasil em Cruz Machado (PR): 04/05/2017, por volta das 03 horas.

Tentativa de roubo as agências do Banco do Brasil e Bradesco em Rio dos Cedros (SC): madrugada do dia 09/05/2017;

Roubo a agência do banco Bradesco e Caixa Econômica Federal na cidade de Otacílio Costa (SC): 12/05/2017, por volta das 03h45min.

Roubo a agência do Banco do Brasil na cidade de Janiópolis (PR): 01/06/2017, por volta da 03h30min.

Apreensões

Várias armas e munições também foram apreendidas durante o período de monitoramento do grupo criminoso, do total destaca-se: um fuzil israelense 7.62, 04 fuzis 5,56, uma espingarda calibre 12; cinco pistolas (9mm e .40); mais de 2.000 munições de 5,56 e 400 de 7.62. Além disso, 15 kg de explosivos apreendidos antes da deflagração da operação.

Umas das características da organização criminosa era o nível de violência empregadas nas ações, tendo sido registradas três ocorrências com confronto policial, ocorridas em Quitandinha/PR, Canoinhas/SC e Janiopólis/PR.

A Operação foi chamada de Integração em razão da união de esforços dos órgãos responsáveis pela Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e Paraná que, em conjunto, conseguiram reduzir consideravelmente as ocorrências voltadas a essa modalidade delitiva.

As prisões dos integrantes da organização criminosa no decurso da investigação e da operação policial se deram nas mais diversas cidades dos Estados de Santa Catarina e Paraná, dentre elas: Navegantes/SC; Rio do Sul/SC; Canoinhas/SC; Camboriú/SC; Rio Negrinho/SC; Curitiba/PR; Fazenda Rio Grande/PR; Janiópolis/PR; Quitandinha/PR; Peabirú/PR; Araucária/PR; e Campo Mourão/PR. A dimensão dos municípios demonstra a capilaridade do esquema criminoso investigado.

› FONTE: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Comentários