Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ação social beneficia ex-obesos com cirurgia plástica

Publicado em 02/08/2017 Editoria: Saúde Comente!


O público-alvo são ex-obesos com grande flacidez de pele resultante de gastroplastia, também chamada cirurgia bariátrica. Eles serão operados neste sábado (5), a partir das 8h, em Florianópolis, mais uma ação social conjunta. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBCP-SC) e o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC).

Um homem e sete mulheres de diferentes regiões do estado, selecionados entre os que fizeram a redução de estômago no próprio HU/UFSC, farão a cirurgia de graça por 18 cirurgiões – divididos igualmente entre voluntários da SBCP-SC e médicos residentes. A equipe inteira, somando-se ainda anestesistas, enfermeiros e técnicos, passa de 30 profissionais.

Tais cirurgias, consideradas de grande porte por serem longas e trabalhosas, beneficiam pessoas que perderam acima de 30 quilos de forma muito rápida e, como consequência, herdaram importante sobra de tecido, principalmente do abdômen, mamas, braços e coxas. Em regra, é um realizado um procedimento por região do corpo de cada vez. Arecuperação leva em média dois meses, período em que os pacientes terão acompanhamento médico.

As duas entidades executaram iniciativas semelhantes em anos anteriores para reconstruir seios parcial ou totalmente perdidos devido ao câncer ou a acidentes e também para minimizar sequelas de vítimas de violência doméstica e estupro.

"São cirurgias feitas rotineiramente no HU, mas a ação social consegue mobilizar um maior número de cirurgiões da SBCP-SC, que vêm operar gratuitamente", explica Zulmar Accioli, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica, setor que coordena o projeto.

Para setembro, ainda está sendo planejada mais uma ação semelhante, mas para outro público. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações de Marcos Reichardt Cardoso

Comentários