Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Antena do Radar Oeste em Chapecó é instalada

Publicado em 09/05/2017 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto:Clair Bazi (Coordenador Regional da Defesa Civil SC)

Foto:Clair Bazi (Coordenador Regional da Defesa Civil SC)

Pouco mais de uma semana, o radome ("bola branca em cima do prédio do radar") e a antena do Radar meteorológico Oeste em Chapecó foram instalados. O trabalho realizado pelos técnicos do Brasil, Alemanha e Irã terminou nesta segunda-feira (8). Assim que as peças chegaram na sede do radar no Loteamento Desbravador em Chapecó, no dia 28 de abril, os profissionais já iniciaram a montagem.

Agora, a próxima etapa acontece dentro do prédio para equipar o aparelho. O Coordenador Regional da Defesa Civil de SC, Clair Bazi, acompanha o trabalho de perto no local e explica. "Lá de cima da antena várias guias de onda (fios) descem até a sala de controle para se conectar aos processadores. Na sala de controle ficam os painéis de controle para processar as imagens que o radar vai captar e enviar aos monitores", comenta. A leitura das imagens nos monitores será feita por profissionais em Florianópolis.

Para que as imagens possam ser acessadas, é necessário internet. Por isso o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. (CIASC) trabalha nas ruas de Chapecó até a sede do Radar Oeste para levar cabos de fibra óptica. Ao todo são 12 km de expansão na rede óptica do Estado até o local. Além da internet, a rede de energia elétrica também é estendida pela Celesc. Ainda, simultaneamente à esse conjunto de ações, os operários trabalham obra da torre do radar para finalizar.

O investimento do governo do Estado é de R$ 2,3 milhões na obra e R$ 10,4 milhões no Radar meteorológico.  Quando estiver pronto para operar, o equipamento vai alcançar um raio de 200 km, cobrindo cerca de 42% do território catarinense. Junto com os radares do Vale (Lontras) e Sul (móvel) Santa Catarina terá 100 % de cobertura por radares meteorológicos. 

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Defesa Civil

Comentários