Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Infraestrutura e mobilidade dominam encontro das CDLs da Região Metropolitana de Florianópolis

Publicado em 22/03/2017 Editoria: Economia Comente!


crédito: Marcela Valença/FCDL-SC

crédito: Marcela Valença/FCDL-SC

Evento aconteceu nesta terça-feira (21), na sede da FCDL/SC

As dificuldades enfrentadas em rodovias estaduais e federais, assim como o abastecimento de energia elétrica, foram os temas que preponderaram no encontro promovido pela Federação das CDLs (FCDL/SC), nesta terça-feira (21), na sede da entidade. Os gargalos das BRs 101 e 282 - tanto no trecho da Via Expressa quanto na subida da Serra - e das SCs 108 e 410 impactam diretamente no varejo, seja pela circulação de produtos, quanto pelo deslocamento de quem trabalha ou consome no comércio das cidades ao redor destas vias. Além de presidentes e dirigentes do movimento lojista, participaram vereadores e prefeitos da região, assim como o deputado Silvio Dreveck, presidente da Assembleia Legislativa.

Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, comentou que o projeto de ampliação da BR-282 necessita de recursos volumosos - cerca de R$ 500 milhões - e que nem mesmo há previsão orçamentária do governo federal para a demanda. Ele aproveitou para lembrar ações como a de combate aos ambulantes, deflagrada em janeiro. Loureiro também relatou que espera decisão do Supremo Tribunal Federal ainda neste semestre para suspensão da cobrança do laudêmio em terrenos de marinha afetados pela linha preamar, vigente desde 1831.

Presidente do Poder Legislativo estadual, Dreveck relatou que uma das ações que mais tem acompanhado é a tramitação de projetos sobre concessões de rodovias e a possibilidade de implantação de parcerias público-privadas (PPPs). Ao discorrer sobre as feiras itinerantes, o parlamentar reforçou que é preciso se debruçar sobre o projeto que tramita na Assembleia e verificar quais mudanças podem ser adotadas sem prejuízo à economia formal.

Representantes da Celesc também estiveram presentes e ouviram dos empresários o pedido para que haja mais infraestrutura no abastecimento de energia elétrica. Luiz Carlos Facco, gerente da Agência Regional da Celesc, discorreu sobre a estrutura existente para atender aos municípios da Grande Florianópolis.

A reunião foi coordenada pelos empresários Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, e Olair Klemtz, vice-presidente de coordenação distrital. Tauffer lembrou que "há boas ações, que merecem ser replicadas em todas as cidades e o movimento lojista tem grande envolvimento com todos os temas do cotidiano das pessoas".

Reuniões regionais – O encontro faz parte do novo modelo de trabalho implantado pela FCDL/SC para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Trata-se das Reuniões de Regiões Metropolitanas, A série de eventos reúne dirigentes das CDLs, da Federação e representantes do poder público em um mesmo ambiente para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia, que ainda este ano deverá ser encaminhada ao governo do estado.

As Regiões Metropolitanas foram criadas em 2010, quando a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) promulgou a Lei Complementar 495/10, que instituiu em Santa Catarina 11 regiões metropolitanas, distribuindo entre elas os 295 municípios do estado. O objetivo é buscar de maneira uniformizada benefícios para os municípios que compõem uma mesma região e também para que se possa habilitar a receber recursos federais por meio da Lei 13089/2015, que rege sobre o desenvolvimento urbano integrado nas regiões metropolitanas. 

› FONTE: Palavra Com

Comentários