Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Verão: como se prevenir e tratar doenças mais frequentes na estação

Publicado em 04/01/2017 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Durante o verão é comum que doenças como micoses, brotoeja, bicho geográfico e conjuntivite se manifestem com mais frequência. Elas são causadas, principalmente, pelo calor e umidade da pele, comuns nessa época do ano.

Para se prevenir dessas doenças, os principais cuidados são manter a pele limpa e seca. “A gente deve enxugar bem os pés, a pele após o banho, principalmente, as regiões de dobras como axilas e entre os dedos dos pés, evitar permanecer muito tempo com roupas molhadas e vestir tecidos que favoreçam a transpiração, como o algodão”, explica o chefe do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Celso Ramos, médico Valter Araújo.

O tratamento para cada uma dessas doenças também varia. Para os casos de bicho geográfico, é recomendado um tratamento com medicamento antiparasitário. Também é necessário tratar os animais domésticos que tenham a doença.

As pessoas com brotoeja devem ser mantidas em ambientes frescos para diminuir a intensidade do suor. Esfoliar a pele com tecidos ásperos também ajuda.

As micoses de pés e pele podem ser tratadas com pomadas antifungo.

As conjuntivites podem ser virais ou bacterianas. Para a conjuntivite viral, não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana, é feito com colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico.

Em ambos os casos, é importante manter os cuidados com a higiene, lavando bem os olhos e fazendo compressas com água filtrada ou fervida.

› FONTE: Assessoria de Comunicação/Secretaria de Estado da Comunicação Governo de Santa Catarina

Comentários