Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Brasil deve receber 2,4 milhões de estrangeiros no verão

Publicado em 08/12/2016 Editoria: Economia Comente!


Foto: divulgação internet

Foto: divulgação internet

Número representa crescimento de 11% em relação à temporada passada, quando o País recebeu 2,183 milhões de visitantes do exterior

Cerca de 2,42 milhões de turistas estrangeiros devem visitar o Brasil durante a temporada de verão. A estimativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) representa um aumento de 11% na quantidade de visitantes em relação a 2015, quando 2,183 milhões estrangeiros vieram ao País nesse período.

Segundo a estimativa, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2017, o País deve receber o equivalente a um terço do total de estrangeiros que visitaram o País durante todo o ano de 2015, que foi de 6,3 milhões. Esses turistas são atraídos sobretudo pelo clima e pelos destinos com praia.

“O Brasil está no imaginário das pessoas ao redor do mundo com o belíssimo espetáculo que apresentamos na Rio 2016. Nossa hospitalidade surpreendeu 98% dos visitantes dos Jogos e agora não seria diferente. A Embratur está explorando esse momento, que é impulsionado pelo câmbio favorável, para reforçar o convite a potenciais turistas e batermos novo recorde de fluxo estrangeiro nesse verão”, explica o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Isenção de visto

A experiência brasileira com a política de isenção de vistos de turismo, adotada no período da Olimpíada e Paralimpíada do Rio (de 1º de junho a 18 de setembro), representou aumento de 55,31% no número de estrangeiros com origem dos países beneficiados – Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, em relação ao mesmo período de 2015.

“Cálculos do MTur mostram que, caso a isenção seja permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano. Além disso, podemos analisar o caso da Argentina, que optou pela dispensa de vistos para norte-americanos em dezembro de 2015 e registrou aumento de 10% somente nos três primeiros meses do ano”, enfatizou Lummertz.

Tanto o ministro Marx Beltrão quanto o presidente Lummmertz já levaram a ideia de retomada da isenção para debate com o Ministério das Relações Exteriores e com a Casa Civil. Se a medida for aprovada pelo governo, a tendência é que o novo período de isenção se estenda por dois anos.

› FONTE: Portal Brasil, com informações da Embratur

Comentários