Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dive divulga 30º boletim do vírus influenza em SC

Publicado em 14/11/2016 Editoria: Saúde Comente!


Até o dia 8 de novembro (Semana Epidemiológica 45), foram notificados 2.702 casos de  Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Destes, 738 (27,3%) foram confirmados para influenza, sendo 715 (96,9%) pelo vírus influenza A (H1N1), seis (0,8%) pelo vírus influenza A que estão aguardando subtipagem (para identificar se o vírus é do tipo H1N1 ou H3N2), um (0,1%) por influenza A (H3N2) e 16 (2,2%) pelo vírus influenza B. Outros 1.916 casos de SRAG tiveram resultado negativo para influenza A e B (SRAG não especificada), e 37 casos se encontram em investigação, aguardando confirmação laboratorial.

Os dados constam do informe epidemiológico 30 do vírus influenza divulgado nesta sexta-feira, 11, pela diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. Os dados são coletados pelas Secretarias Municipais de Saúde por meio de formulários padronizados e inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação on-line: Sinan Influenza Web. As amostras laboratoriais são coletadas e encaminhadas para análise ao Lacen/SC. As informações apresentadas neste informe são referentes ao período que compreende as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 45 de 2016, ou seja, casos com início de sintomas de 3 de janeiro a 12 de novembro.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, que na maioria dos casos levam à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da influenza do tipo A e B; ou por bactérias, fungos e outros agentes.

Casos de SRAG segundo classificação final e agente etiológico (Santa Catarina, 2016)

Fonte: SINAN INFLUENZA WEB (Atualizado em 8/11/2016. Dados sujeitos a alterações)

O maior número de casos confirmados de SRAG por influenza teve o início dos sintomas na Semana Epidemiológica 15 (10 a 16 de abril), com um total de 91 casos. Esse número reduziu para 55 na semana 16 (17 a 23 de abril), se mantendo abaixo de 40 casos por semana durante todo o mês de maio. Durante o mês de julho os casos confirmados foram abaixo dos 19 casos por semana. Em agosto, os casos ocorreram em média um caso por semana, permanecendo essa tendência nos meses seguintes.

 As regiões de Joinville, Blumenau e Chapecó concentram o maior número de casos confirmados de SRAG pelo vírus influenza no estado até o momento. Os municípios que apresentaram o maior número de casos confirmados foram: Joinville (58 casos), Blumenau (57 casos), Tubarão (40 casos), Criciúma (35 casos) e Lages (35 casos).

>> Confira o relatório completo

› FONTE: Comunicação Diretoria de Vigilância Epidemiológica / Secretaria de Estado da Saúde

Comentários