Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novo presidente americano deve prejudicar economia e relações comerciais

Publicado em 10/11/2016 Editoria: Economia Comente!


Para especialista, tom protecionista de Trump é preocupante

Finalizada a mais polêmica eleição americana, a dúvida agora é qual será o impacto da vitória de Donald Trump para a economia brasileira. Segundo Eudes Martins de Araújo, professor universitário,  pós-graduado em Finanças e diretor Ucon Advisors, em curto prazo teremos a queda da bolsa de valores e o aumento da cotação do dólar em relação ao real, pois o mercado financeiro apostava e queria uma vitória de Hillary Clinton. "Já no médio e longo prazo é uma incógnita, pois não sabemos o que era apenas discurso para ganhar a eleição ou se Trump tentará colocar em prática suas ideias, pois também dependerá da aprovação do congresso americano", diz.

Para o especialista, um dos pontos que causará impacto na economia do Brasil é do comércio exterior, pois aumentará significativamente as tarifas de importação de produtos da China, tendo a economia chinesa um saldo positivo na balança comercial com os Estados Unidos.  "A consequência disso será uma avalanche de produtos chineses disponíveis no mercado, além da provável redução de compras da China, sendo a economia chinesa o principal parceiro comercial de 120 países em todo o mundo, inclusive, é o principal importador de produtos brasileiros", finaliza.

Eudes Martins de Araújo é sócio Diretor da UCON Consultoria. Atuou por 26 anos no mercado financeiro. Desde 2004 é professor dos cursos de Gestão Financeira, Administração de Empresas e Pós/MBA na Faculdade Carlos Drummond de Andrade e Universidade Cruzeiro do Sul –Unicsul. É mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Contábil e Financeira.

› FONTE: AZ | Brasil Assessoria & Comunicação

Comentários