Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Meirelles afirma que existe possibilidade de nova rodada de repatriação

Publicado em 03/11/2016 Editoria: Política Comente!


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que existe sim a possibilidade de uma nova rodada de repatriação de recursos ilegais no exterior. A declaração foi dada a propósito do anúncio do presidente do Senado, Renan Calheiros, que prometeu apresentar, na próxima segunda-feira, 7 de novembro, um  novo projeto para reabrir o prazo de repatriação em 2017.

O ministro disse que “a possibilidade existe. É absolutamente possível que o Congresso decida isso, ele é soberano. Para a Fazenda, quanto mais arrecadar, melhor. Não temos nada contra fazer um novo projeto, mas temos de levar em conta que seja consistente com o primeiro”, afirmou.

Na avaliação de Meirelles, o sucesso do primeiro programa pode encorajar alguns investidores que estavam temerosos a aderir em uma nova rodada. Ele não quis, porém, arriscar quanto poderia ser arrecadado nessa nova fase.

Conforme explica o ministro, o programa de repatriação brasileiro foi bem sucedido, já que, em relação ao tamanho do Produto Interno Bruto (PIB), o País arrecadou mais do que outros que tiveram iniciativas semelhantes.

"Isso mostra o acerto da iniciativa e que, na medida em que brasileiros que estavam com recursos irregulares no exterior estão dispostos a trazer de volta para o País, indica confiança no Brasil, nas instituições, na economia", disse ele.

O ministro adianta que a definição exata do uso do dinheiro arrecadado com a repatriação, dos R$ 38,5 bilhões que cabem à União, será divulgada nesta quinta-feira, 3 de novembro.

› FONTE: Agência CNM

Comentários